Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Covid-19
/
Coronavírus: saiba como se prevenir

Coronavírus: saiba como se prevenir

Publicado 3/11/2020, 2:51:54 PM, última modificação 10/31/2022, 10:10:30 AM

Estrutura do Coronavírus (Foto: Reprodução/Lancet)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) orienta sua comunidade acadêmica a reforçar os cuidados para prevenir a transmissão do novo coronavírus (COVID-19), declarado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde nesta quarta-feira (11).

Os sintomas do coronavírus são muito parecidos aos da gripe. Por isso, qualquer suspeita deve ser investigada. Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Servidores e alunos que apresentem sintomas da doença e que tenham retornado de viagem ao exterior ou tiveram contato com pessoas doentes devem procurar atendimento médico imediatamente.

O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. O Brasil tem 34 casos confirmados até esta quarta (11), segundo o Ministério da Saúde.

Confira os cuidados para reduzir o risco de contrair ou transmitir o coronavírus: