Divulgada como serão as atividades remotas da Pós-Graduação
Após receber parecer favorável para que sejam iniciadas as atividades remotas dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) publicou instrução normativa para explicar à comunidade acadêmica como funcionarão as atividades a partir do dia 06 de julho.
As atividades didáticas compreenderão momentos com atividades síncronas (comunicações realizadas em tempo real, por exemplo, vídeo conferências ou chats) e assíncronas (transmissão de dados que não ocorre ou não se efetiva ao mesmo tempo).
A adesão ou não às atividades didáticas remotas durante o período especial fica condicionada à decisão da adesão pelo docente. Caso aceite, ele realizará a negociação com os alunos regularmente matriculados nas respectivas disciplinas. A negociação do professor com os alunos deve ocorrer por e-mail e o aluno terá três dias úteis para responder, a partir do dia seguinte ao do envio do e-mail.
O docente que optar por não lecionar durante o período deve comunicar a turma por e-mail e encaminhar um ofício via SEI para a ciência da sua coordenação de curso.
Os alunos que não responderem a consulta realizada pelo docente automaticamente terão as respectivas disciplinas canceladas pelo coordenador do programa. Os discentes também podem solicitar o cancelamento da disciplina, sem quaisquer prejuízos no cálculo do coeficiente de rendimento acadêmico.
No caso de disciplinas obrigatórias, uma nova oferta de disciplina deverá ser feita pelas coordenações dos cursos.
Durante o período das atividades, caso haja instabilidades e indisponibilidade de acesso à internet para todos os participantes, os docentes deverão prever a reposição de aula com atividade assíncrona ou síncrona em outra data compatível ao docente e discente.
Asatividades síncronas deverão seguir os dias e horários pré-estabelecidos para a disciplina, evitando conflitos entre as diferentes turmas nas quais os discentes possam estar matriculados.
As avaliações para composição dos critérios também ficará a cargo do professor responsável pela disciplina.
A Proppg divulgou um tutorial com as ferramentas e funcionalidades disponíveis nos Sistemas Corporativos e Acadêmico da UTFPR para auxiliar ao processo de adesão ou não às atividades remotas.