Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Covid-19
/
Pesquisadores estudam identificação da Covid-19 por raio-x

Pesquisadores estudam identificação da Covid-19 por raio-x

Publicado 5/4/2020, 10:49:08 PM, última modificação 10/31/2022, 10:11:57 AM

Usando apenas imagens de raio-x, pesquisadores desenvolveram um estudo para identificar, através delas, a pneumonia causada pela Covid-19. Um dos integrantes da pesquisa é o professor do Departamento de Computação do Câmpus Campo Mourão, Diego Bertolini.

Imagens podem ajudar na identificação do vírus (Imagem: Freepik)

Os pesquisadores analisaram as imagens CXR (radiografia de tórax), considerando diferentes métodos de extração de características para classificar os tipos de pneumonia e, consequentemente, identificar a presença da Covid-19 entre as pneumonias causadas por outros microrganismos. Com as imagens CXR, segundo os pesquisadores, a textura é provavelmente o principal atributo visual encontrados nas imagens. Os descritores de textura selecionados foram escolhidos por apresentarem bom desempenho em análise de imagens médicas. Nesta abordagem, segundo o grupo, foi alcançada uma taxa de identificação da Covid-19 de 89%.

Para o professor Bertolini, este tipo de radiografia CXR, apesar de oferecer imagens menos ricas em termos de conteúdo se comparadas a imagens de tomografia computadorizada, é um exame que disponibiliza as imagens mais rapidamente, além de ser muito mais barato e disponível em mais unidades de atendimento básico de saúde.

A base de dados, conforme informado pelos pesquisadores, é composta de imagens obtidas de pacientes sem pneumonia e outras de pacientes com seis tipos diferentes provocadas por fungos, bactérias ou vírus (Covid-19, Sars, Mers, Varicella, Streptococcus e Pneumocystis). 

O estudo denominado “Identificação da COVID-19 em radiografias de tórax em cenários de classificação plana e hierárquica” (COVID-19 identification in chest X-ray images on flat and hierarchical classification scenarios) foi submetido à revista científica "Computer Methods and Programs in Biomedicine" e já está disponível na plataforma arXiv.

O grupo é coordenado pelo professor Yandre Maldonado e Gomes da Costa (Universidade Estadual de Maringá - UEM), e tem como integrantes, além do professor Diego Bertolini,  os professores Lucas de Oliveira Teixeira (UEM), Rodolfo Miranda Pereira (Instituto Federal do Paraná - IFPR) e Carlos Nascimento Silla Jr (Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR).