Pesquisadora desenvolve máscara feita de material biodegradável
Os pesquisadores da UTFPR mais uma vez saem na frente ao criarem produtos para auxiliarem no combate a pandemia da Covid-19. A professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) dos câmpus Londrina e Apucarana , Leila Droprinchinski Martins, está desenvolvendo protótipos de máscaras respiratórias feitas com nanofibras à base de acetato de celulose obtidas pela técnica de eletrofiação (produção de fibras em escalas nanométricas) .
A pesquisadora afirma que a tecnologia para a obtenção deste material biodegradável e eficiente (99%) na retenção de nano partículas já pode ser transferida ao setor produtivo, porém, o mais importante desta pesquisa é a utilização deste material inovador no desenvolvimento de máscaras de proteção, aparato tão importante aos profissionais de saúde, diante da pandemia. Por isso, serão feitos inúmeros testes para certificação do produto e posterior transferência da tecnologia para o setor produtivo.
O projeto "Desenvolvimento de máscara para retenção de vírus presentes no ar a partir de nanofibras biodegradáveis à base de acetato de celulose" é um dos contemplados no edital da UTFPR para projetos de combate ao Covid-19.
As pesquisas contam com a participação da pesquisadora Daniela Sanches de Almeida, doutoranda em Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de alunos do Câmpus Londrina . Os laboratórios de análise em Poluição do Ar (LAPAR) e o Laboratório de Nanomateriais Aplicados, ambos da UTFPR, são os locais para o desenvolvimento do projeto.
De acordo com a professora Leila, a nanofibra já foi desenvolvida, caracterizada e sua eficiência na retenção de nano partículas foi avaliada pela pesquisadora Daniela, em parceria com o Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos (GMPC-UEM), com o Laboratório de Nanomateriais Aplicados do Câmpus Londrina , com o Laboratório de Controle Ambiental do Departamento de Engenharia Química (UFSCar) e com o Laboratório de Análise dos Processos Atmosféricos (LAPAt - USP).
Quem quiser mais informações sobre o projeto, podem entrar em contato com a pesquisadora pelo email leilamartins@utfpr.edu.br