Pesquisadores farão até 150 análises de material genético do vírus por dia
Pesquisadores do Câmpus Dois Vizinhos agora poderão fazer análises de até 150 amostras por dia de material genético do novo coronavírus. A capacidade foi ampliada após a compra de um robô pelo Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BioMol).
A nova aquisição faz parte das atividades da estrutura para diagnóstico da Covid-19 por PCR em tempo real (RT- qPCR), efetivada através de uma parceria com a Prefeitura do município, o Rotary Internacional e outras empresas. Assim, o investimento aproximado do laboratório chega a R$ 700 mil, para obter insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs) e para reformar o espaço para atender as exigências do Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) e da Vigilância Sanitária.
Além do robô Maxwell®, foram comprados outros itens fundamentais para a detecção da doença, como o termociclador para PCR em tempo real; a cabine de segurança biológica, os instrumentos de segurança para o preparo das amostras potencialmente contaminadas; entre outros.
No total, 20 pessoas, entre professores, técnicos e alunos de graduação e mestrado, irão trabalhar nos diagnósticos da Covid-19. A equipe utilizará o padrão-ouro do CDC (Centers for Disease Control and Prevention, EUA) e poderá oferecer resultados confiáveis em um prazo de até 72 horas úteis, após processamento.
O grupo identificará e monitorará indivíduos infectados pelo SARS-CoV-2, entre os profissionais de saúde atuantes no atendimento de pacientes com a doença na região Sudoeste, realizando a verificação e a caracterização de riscos.
O câmpus não funcionará como um posto de coleta de amostras, mas receberá o material e fará análises para obtenção do resultado, validado pelo Lacen.
Além disso, o laboratório fará análises de outras doenças infectocontagiosas em humanos e animais como dengue, meningites, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e condições hereditárias. Poderá identificar vírus, bactérias ou mesmo parasitas, de interesse sanitário, ecológico e econômico, incluindo questões agrícolas, veterinárias e com potencial biotecnológico. Também poderá fazer estudos de variabilidade genética de populações naturais ameaçadas ou em extinção; e de expressão de genes, para fins comerciais ou ambientais, e/ou de resposta a parâmetros de produtividade ou toxicidade.
O contato com os responsáveis poderá ser feito pelo e-mail biomol-dv@utfpr.edu.br