Notícias
/
Últimas notícias
/
Covid-19
/
Publicada IN que torna facultativo o uso de máscaras na Universidade

Publicada IN que torna facultativo o uso de máscaras na Universidade

Publicado 3/31/2022, 10:27:02 AM, última modificação 4/1/2022, 8:44:15 AM

Foi publicada pela Reitoria a nova instrução normativa (IN 37) que traz novas orientações para uso de máscaras em ambientes da instituição e os afastamentos recomendados. O documento foi publicado nesta quarta-feira, dia 30, e torna o uso da máscara facial de proteção individual facultativo em ambientes abertos e fechados da Universidade.

Além disso, a instrução normativa traz recomendação para o uso de máscaras para pessoas não vacinadas ou com a vacinação incompleta contra a Covid-19 (menos de três doses, quando indicada a dose de reforço), para as que apresentam fatores de risco à Covid-19 ou comorbidades, ou que estejam com sintomas de resfriado comum.

A publicação também determina que devem permanecer afastados, e quando possível continuarem em trabalho remoto, os membros da comunidade que estiverem contaminados pela Covid-19 (comprovadamente). Conforme orientações da secretaria de saúde, enquanto perdurarem os sintomas de contaminação, deve ser realizado o teste diagnóstico da doença e o prazo de afastamento seguirá a recomendação dos profissionais de saúde.

Pela nova Instrução, servidores que apresentem fatores de risco à Covid-19 ou comorbidades poderão permanecer em trabalho remoto, mediante apresentação da autodeclaração.

Para frequentar os ambientes da Instituição, continuarão sendo exigidos o comprovante vacinal, além dos protocolos de higienização e distanciamento dos ambientes.

Todas as informações e demais orientações estão publicadas na Cartilha de Biossegurança da UTFPR.