Servidores e alunos da UTFPR se unem contra o coronavírus
Em meio à crise de saúde pública desencadeada pela pandemia da Covid-19, alunos e servidores da UTFPR têm se engajado em diferentes projetos em praticamente todos os câmpus da Universidade com o objetivo de desenvolver ações que minimizem os impactos causados pela doença. São ações como produção de álcool gel, máscaras e doações em geral para hospitais e comunidade.
Álcool gel para doação
No Câmpus Curitiba , por exemplo, o curso de Química está produzindo álcool em gel para ser distribuído aos hospitais da capital. Nesta semana, já foram entregues 90 litros ao Hospital Erasto Gaertner. Para que a equipe possa continuar com a produção para o sistema hospitalar da cidade, o câmpus pede doações de álcool etílico acima de 70% ou de carbopol. Os interessados em contribuir devem entrar em contato com o gabinete da direção-geral do câmpus pelo e-mail gadir-ct@utfpr.edu.br.
O Câmpus Ponta Grossa está intensificando a produção do produto para doação. Com os cursos relacionados à área de química, a instituição disponibilizou profissionais, equipamentos e laboratórios para a produção de mais de mil litros do produto. Alguns dos principais insumos para a produção foram fornecidos pela Prefeitura e, até o momento, já foram produzidos 250 litros e estão previstos mais 300 para os próximos dias. O Corpo de Bombeiros já recebeu 150 litros. A partir desta sexta, dia 27, os servidores também poderão receber o produto.
Em Toledo , o Câmpus também está arrecadando produtos para produção de álcool em gel para doação. Os responsáveis pela produção solicitam álcool 90% ou acima, glicerina, isopropanol, peróxido de hidrogênio e frascos novos para envase de 100 e 250 ml. Doações devem ser informados pelo e-mail coronavirus-td@utfpr.edu.br.
A equipe pretende produzir 600 litros do produto para serem doados aos hospitais, à Secretaria de Saúde do município e aos caminhoneiros, mas, havendo mais doações de matéria-prima, a equipe de voluntários pretende aumentar a produção com o intuito de atender Toledo e região.
Em Apucarana , também estão sendo produzidas quantidades de álcool em gel para ser distribuída aos servidores.
Máscaras de proteção para doação
Outro laboratório do Câmpus Curitiba , do Departamento de Engenharia Mecânica, está confeccionando máscaras de proteção para hospitais através de impressoras 3D. Os pesquisadores solicitam doações de folhas de acetato, grampeador, grampo, elástico e tesoura. As contribuições podem ser informadas diretamente ao professor responsável pelo projeto, José Aguiomar Foggiatto, pelo e-mail foggiatto@utfpr.edu.br.
Testes para impressão de máscaras em impressoras 3D também já foram iniciados no Câmpus Cornélio Procópio .
Em Ponta Grossa estão sendo produzidas máscaras que utilizam filamentos poliméricos e lâminas de acetato, fabricadas em uma impressora 3D. Com apenas um dia de trabalho mais de 70 viseiras de máscaras estão prontas para doação e outras 20 já foram entregues ao Hospital Bom Jesus, com auxílio do Clube de Robótica da UEPG. A expectativa é que ao final sejam cortadas mais de 1000 viseiras e produzidas uma média de 12 suportes por dia em impressoras 3D.
Alunos do Câmpus Guarapuava também estão efetuando a impressão de máscaras 3D para doação durante o período da quarentena.
No Sudoeste, o Câmpus Pato Branco iniciou na segunda-feira (23) um projeto para a produção de máscaras em impressoras 3D. O trabalho é realizado com equipamentos do próprio câmpus, de startups incubadas na UTFPR, e de voluntários do próprio município. Cerca de 20 máscaras já foram entregues ao sistema de saúde do município.
Outros dois projetos desenvolvidos pelo Câmpus Pato Branco , sob coordenação do Departamento de Engenharia Elétrica, consistem no desenvolvimento de ventiladores pulmonares de baixo custo - em parceria com o Câmpus Curitiba - e na criação de um sistema para esterilização das roupas dos profissionais de saúde, militares e demais pessoas que estão trabalhando no combate à Covid-19.
Ações em geral
A equipe diretiva do Câmpus Cornélio Procópio já disponibilizou a sua sede para que a Prefeitura e a Secretaria Municipal da Saúde a utilizem para vacinação ou atendimento médico, caso seja necessário.
Em Dois Vizinhos , a direção do Câmpus está atuando junto ao comitê Covid-19 do município. Até o momento o Câmpus já disponibilizou a utilização de um veículo para auxiliar o deslocamento das equipes que estão trabalhando na Secretaria Municipal de Saúde; parte do estoque de álcool 70% líquido, luvas e máscaras disponíveis no Câmpus; além da estrutura física do Câmpus, caso venha a ser necessária a sua utilização.
Com o Câmpus Ponta Grossa fechado, foi feita a doação de mais de 200 quilos de alimentos que seriam utilizados no Restaurante Universitário para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais.
O Câmpus Medianeira fez uma doação de produtos produzidos no Câmpus como pães integrais, pão de queijo, 60 litros de detergente, 60 litros de água sanitária e 40 litros de álcool gel para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz de Medianeira . Além disso, o Departamento de Física produziu e doou 20 máscaras para segurança dos profissionais de Saúde do hospital e mais de 30 acadêmicos voluntários estão sendo treinados para atender demanda do hospital, compondo Comissões de Compras, Recepção e Triagem e Lavandeira (área limpa).
Projetos de pesquisadores
As pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) e de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec) selecionam projetos de pesquisadores da UTFPR para transferência tecnológica de produtos, processos ou serviços relevantes ao combate ao novo coronavírus (Covid-19). Devido ao caráter emergencial, o prazo de na última quinta-feira (26). Outras informações estão disponíveis no edital de seleção.