Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Dez anos após descoberta dos anéis de Chariklo, pesquisador publica novos artigos sobre ocultação estelar

Dez anos após descoberta dos anéis de Chariklo, pesquisador publica novos artigos sobre ocultação estelar

Publicado 12/23/2024, 9:12:29 AM, última modificação 12/23/2024, 9:12:42 AM
Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) publicou artigo na revista The Astronomy & Astrophysics Reviews.

Há dez anos o professor do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) do Campus Curitiba , Felipe Braga Ribas, liderou uma equipe de pesquisadores que descobriu os anéis de Chariklo, os primeiros descobertos ao redor de um pequeno corpo do Sistema Solar e, por ocasião do decênio, outros dois artigos científicos foram publicados.

O primeiro deles é um artigo convidado na The Astronomy and Astrophysical Review. Trata-se de uma revisão sobre a técnica de ocultação estelar, a qual permite analisar objetos do enquanto ocultam o brilho de estrelas do céu noturno, a mesma utilizada na descoberta dos anéis de Chariklo.

A publicação faz uma retrospectiva das principais metodologias utilizadas para o estudo de objetos do sistema solar exterior (que orbitam além de Júpiter), revisando as descobertas dos anéis de Chariklo, além do anel do planeta-anão Haumea e dos dois anéis de Quaoar.

O estudo apresenta ainda as formas tridimensionais, topografias e atmosferas dos objetos estudados pela equipe de pesquisadores franceses, espanhóis e brasileiros, entre eles o professor Ribas.

O pesquisador também publicou outro artigo de divulgação na revista Cadernos de Astronomia - Ocultações estelares: os 10 anos da descoberta dos anéis de Chariklo, e os avanços no estudo do Sistema Solar | Cadernos de Astronomia, revisando avanços alcançados nos últimos anos com técnica de ocultações estelares e ressaltando o papel dos pesquisadores brasileiros nestas descobertas.

“Há cerca de 10 anos anunciamos a descoberta do primeiro sistema de anéis ao redor de um pequeno corpo do Sistema Solar. A técnica de ocultações estelares, que permitiu o feito, vem sendo largamente utilizada para caracterizar objetos do Sistema Solar. Seu alto poder de resolução espacial tem permitido que dimensões e formas venham sendo obtidas, com grande precisão, para muitos objetos, desde aqueles próximos à Terra, até aqueles mais distantes do Sol”, explica o professor Ribas, no resumo do estudo.

Segundo ele, a descoberta destes anéis tem desafiado os pesquisadores a aprofundar a compreensão dos mecanismos de formação e manutenção de estruturas em disco e mesmo sobre a formação de satélites naturais. Em 2023 os pesquisadores também anunciaram a descoberta de um anel "impossível" ao redor de Quaoar (Descoberta liderada por brasileiros derruba teoria do século XIX).

Reportar erro