Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Egresso da UTFPR lança documentário sobre espécies de peixes

Egresso da UTFPR lança documentário sobre espécies de peixes

Publicado 11/22/2024, 3:59:22 PM, última modificação 11/22/2024, 6:26:11 PM
Vídeo "Ciência Debaixo d´Água" foi produzido junto ao mestrado do Campus Santa Helena

Nesta quinta-feira, dia 21, no auditório do Campus Santa Helena , foi realizado o lançamento de média-metragem “Ciência Debaixo D’Água”, que aborda a pesquisa de mestrado de Lucas Kampfert, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS). O objetivo é compartilhar o conhecimento com a comunidade e sensibilizar a população sobre a preservação dos peixes de água doce.

O vídeo mostra o conjunto de espécies de peixes da bacia do Rio São Francisco Falso Braço Norte, Alto Rio Paraná. A ideia, de acordo com Kampfert, surgiu durante a elaboração do projeto para a dissertação. “Eu sempre gostei de peixe, desde pequeno. Então, já na graduação, fiz iniciação científica e, com uma câmera à prova d’água, emprestada do meu orientador [Heleno Brandão] comecei a gravar os peixes da região”, explicou. Com experiência adquirida, ele decidiu fazer o documentário, junto à pesquisa.

Ao longo do estudo, foram encontradas 58 espécies de peixes, que foram catalogadas e depositadas na Coleção Ictiológica do Campus Santa Helena da UTFPR. Com este levantamento, outros pesquisadores poderão ter acesso a lista de espécies e ampliar os estudos na bacia hidrográfica. Os detalhes da pesquisa são revelados ao longo do documentário, que pode ser visto gratuitamente.

O egresso roteirizou e editou o documentário, que recebeu orientação dos professores do PPGRNS: Heleno Brandão, Denise Lange e Daniel Rodrigues Blanco (in memoriam). Para elaborar a dissertação e o vídeo, ele contou com uma bolsa da Capes e o apoio da Universidade. “A bolsa de estudos e toda estrutura da UTFPR: carros, laboratório, apoio de colegas e dos professores... Tudo isso foi importante para conseguir fazer o documentário”, lembra o pesquisador.

A partir das 17h deste domingo, dia 24, o documentário estará disponível na íntegra no canal da UTFPR, no Youtube, incluindo uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O trailer do vídeo já está disponível.

Reportar erro