Egresso do Profiap recebe Selo Boas Práticas da CGE e TSE
Uma das premiações do Selo Boas Práticas da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE)/Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 2022-2023 foi para o egresso do programa de Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional (PROFIAP), Douglas Wilson Lopes Ananias. Ele iniciou sua pesquisa em agosto de 2021 ao analisar uma ferramenta que pudesse acompanhar o calendário de atividades do próximo período eleitoral, que seria realizado em 2022.
Como também é servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), o pesquisador e sua equipe criaram o Calendário Eleitoral Integrativo 2022: uma agenda criada no ambiente do Google Agenda que disponibiliza aos servidores do TRE o controle das diversas atividades relacionadas à preparação, à execução e ao acompanhamento da eleição.
“A proposta inicial da minha pesquisa era estudar a implantação de um sistema de gestão de projetos que seria contratado pelo para uso nas Eleições 2022. Porém, ao final de 2021, o TRE desistiu de contratar o sistema por causa dos altos custos. Nessa época, eu e mais alguns colegas tivemos a ideia de criar a ferramenta Calendário Eleitoral Integrativo”, afirma.
A dissertação foi entregue em agosto deste ano com o título “Calendário eleitoral integrativo: contribuições de um projeto da Justiça Eleitoral do Paraná” e teve a orientação do professor do Campus Cornélio Procópio, Jair de Oliveira. Como resultado, foi criado o “Manual de criação automatizada de cronogramas para projetos”.
“Minha pesquisa estudou o projeto, e consequentemente a ferramenta, com o intuito de identificar as contribuições resultantes do projeto para a área de gestão de projetos públicos. A iniciativa facilitou a acompanhamento e cumprimento dos diversos prazos de atividades no período eleitoral e já há planos de fazermos uma versão para as Eleições 2024”, explica.
A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília, nos dias 19 e 20 de setembro. A equipe do pesquisador é formada por servidores da Secretária de Planejamento de Eleições e por oito chefes de cartórios eleitorais diferentes do TRE-PR.
“Apesar de não termos criado a ferramenta objetivando algum prêmio, foi muito bom ter nosso projeto reconhecido. Essa premiação nos dá ânimo para continuar a propor melhorias em nosso trabalho e na eficiência e qualidade do serviço prestado à população”, completa Douglas Lopes.
Além de Douglas, fazem parte da equipe Alan Jefferson Silva, Ana Lúcia Germano Costa, Elaine Berbete, Elaine Soares, Lara Nunes Priante, Luiz Fernando do Nascimento, Patrícia Gasparro Sevilha Grego, Adriana Gonçalves Palma Messias, Lucas Felipe Militão, Vivian Tiemi Yamamoto, Willian Galera Garcia, Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues e Solange Maria Vieira, bem como os estagiários Emely Kaori Obuti, João Pedro de Souza Gois Ayres e Silva e Mateus Ortiz Gonçalez.