Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Método inovador de pesquisador da UTFPR ajuda a prevenir quedas de idosos

Método inovador de pesquisador da UTFPR ajuda a prevenir quedas de idosos

Publicado 7/29/2024, 9:52:44 AM, última modificação 8/9/2024, 10:01:22 AM
O protocolo de avaliação envolve cinco testes físicos, além de acompanhamento de qualidade nutricional e do sono

O pesquisador do Campus Curitiba , Oslei de Matos, está à frente de um projeto inovador capaz de identificar riscos e situações de quedas dos idosos. O professor criou um protocolo de avaliação que envolve cinco testes físicos, além de acompanhamento de qualidade nutricional e do sono.

Segundo Oslei, o objetivo é avaliar homens e mulheres com mais de 60 anos, com foco na prevenção das quedas, especialmente dentro das casas das pessoas. Até o momento já foram atendidas pouco mais de 300 pessoas encaminhadas de unidades de saúde. Na primeira fase do projeto, os testes foram realizados em Curitiba com idosos enviados pelas Unidades Básica de Saúde da Ouvidor Pardinho, Boa Vista e Campina do Siqueira. Os testes também foram realizados com outros 70 idosos do município de Fazenda Rio Grande, através de uma parceria com a prefeitura desta cidade.

Essas avaliações são realizadas na sede Centro do Campus Curitiba , no Laboratório de Densitometria (LABDEN), e envolvem uma entrevista sobre qualidade do sono e condições de saúde, uso de telas e redes sociais, testes de força e de performance, exames de densitometria óssea, muscular e de gordura corporal.

Neste segundo semestre, os testes serão estendidos para São José dos Pinhais e Colombo, os quais os projetos de parceria já estão firmados, e, também, já há a intenção de convênio com a cidade de Pinhais.

Os resultados das avaliações são repassados ao idoso e à Unidade Básica de Saúde que o encaminhou para que passem a atuar na prevenção deste tipo de acidente. “É um projeto que faz realmente a relação universidade e sociedade. Nossa preocupação é contribuir com a saúde primária e a qualidade de vida dos idosos atendidos”, explica o professor.

A ideia da equipe de pesquisadores é que esse protocolo passe a ser implantado em unidades básicas de saúde de todo o País. “Realizaremos os testes, mas também queremos capacitar os agentes de saúde para que possam replicar esse método”, complementa.

Para o próximo ano, segundo o pesquisador, está em estudo o projeto de um caminhão móvel para a realização destes testes. O veículo levaria os equipamentos e aparelhos de testes, além da equipe, para as demais sedes em que a UTFPR possui campus, atendendo a população de cada região.

“Para que isso seja concretizado, esperamos contar com a parceria do Governo Estadual, através da Secretaria de Saúde, para que os testes, principalmente o de densitometria, possam ser arcados pelo Sistema único de Saúde (SUS), além da doação deste caminhão por parte de alguma empresa parceira, para que os deslocamentos possam ser feitos”, explica Oslei de Matos.

O grupo de pesquisadores conta com participantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) do Campus Curitiba .

Reportar erro