Pesquisadora lança aplicativos para pequenos produtores
A pesquisadora do Campus Santa Helena Alessandra Matte está à frente do projeto de criação de aplicativos que irão auxiliar os pequenos produtores do Paraná. Através de um convênio de cooperação técnica entre a UTFPR e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), com apoio do CNPq e da Prefeitura de Santa Helena, a equipe da pesquisadora lançou os aplicativos Vendo Meu Peixe e Rede Campo – O sabor do campo a um clique. O lançamento foi feito durante a realização do Show Rural, em Cascavel, no último dia 09, com a presença do governador Ratinho Junior.
“Com o aplicativo Sabor do Campo, o consumidor poderá acessar a plataforma e combinar diretamente com o produtor como quer receber e a forma que fará o pagamento do produto”, explica.
Para os produtores é a oportunidade de oferecerem, sem custo com a plataforma, os seus produtos para toda a comunidade.
O aplicativo Rede Campo – O sabor do campo está na fase final de testes e deve estar disponível para download ainda neste primeiro semestre.
A outra ferramenta, Vendo Meu Peixe, já está disponível para o sistema Android e será a mais nova aliada dos piscicultores.
“Muitos piscicultores demonstram dificuldade em encontrar canais de venda da sua produção para que os compradores os acessem”, afirma Alessandra Matte.
Pensando nisso, o aplicativo terá um mural de ofertas, o qual o comprador poderá verificar os lotes produzidos e a localização do produtor para negociarem a compra.
“Mesmo sendo para um nicho específico, atualmente, o Paraná é um dos primeiros colocados em produção de peixes no País e os problemas levantados pelos produtores nos levou a pensar em uma solução específica para eles”, completa.
A ferramenta já está disponível para download na Google Play Store (dispositivos Android). Em breve será também disponibilizado para IOS. O aplicativo Vendo Meu Peixe é destinado a piscicultores, abatedouros de peixe e empresas de piscicultura de todo o Estado.
Rede Campo
Os trabalhos dos pesquisadores começaram em 2019 e, em 2022, o acordo foi firmado com a formação da Rede de Pesquisa, Inovação e Extensão em Desenvolvimento Rural (Rede Campo).
Além da professora Alessandra, a UTFPR conta com a colaboração dos alunos de Ciência da Computação, Lucas Evandro Theisen, Matheus Bidarra, Alexsandro Cigoli e Rafael Lechensque de Aquino.