Pesquisadores farão anúncio sobre os estoques de carbono no solo
A Rede MapBiomas, formada por universidades, startups de tecnologia e ONGs, realiza nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 10h, a transmissão ao vivo de lançamento da publicação que analisa os estoques de carbono orgânico no solo brasileiro. Os dados revelam como as mudanças de uso e cobertura da terra afetaram os estoques de carbono orgânico do solo ao longo dos últimos 37 anos.
O evento contará com a participação de professores da UTFPR, Alessandro Samuel-Rosa (Campus Santa Helena) e Taciara Zborowski Horst (Campus Dois Vizinhos), que apresentarão os mapas anuais entre os anos de 1985 e 2021.
“O mapeamento foi realizado com base em bancos de dados abertos, algoritmos de aprendizado de máquina e computação em nuvem. Essa é a primeira seria histórica de mapas dos estoques de carbono do país”, explica a pesquisadora Taciara Horst.
O lançamento desta publicação será feito ao vivo, a partir das 10h, no canal do YouTube da Rede Mapbiomas.
Rede Mapbiomas
O MapBiomas (https://mapbiomas.org/) é uma iniciativa multi-institucional como foco de monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil, Indonésia e territórios sensíveis da América do Sul. Atualmente possui uma plataforma atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra, disponível no mundo. Todos os dados, mapas, métodos e códigos do MapBiomas são disponibilizados de forma pública e gratuita.
O MapBiomas oferece uma completa série de mapas anuais de cobertura e uso da terra no Brasil, com 25 classes mapeadas desde 1985 em uma escala de 30 m de resolução, entre outros produtos de mapeamento.
“Com esses dados abertos poderemos reconstituir a história de nosso solo e conhecer os efeitos do seu uso desde a metade do século XX”, completa o professor Alessandro, que também coordena o maior repositório de dados abertos de solo do país, o Repositório de Dados Abertos de Solos do Brasil (FEBR) e o Laboratório de Pedometria.