Página Inicial
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Pesquisadores propõem método de avaliação de emissão de caixas acústicas

Pesquisadores propõem método de avaliação de emissão de caixas acústicas

Publicado 12/22/2023, 9:16:05 AM, última modificação 12/22/2023, 9:18:56 AM
A metodologia proposta pelos professores do Campus Toledo foi selecionada como capa da revista "The Journal of the Acoustical Society of America"

Foto: Freepik

Uma equipe de pesquisadores do Campus Toledo apresenta uma forma de avaliar a emissão de caixas acústicas em diferentes frequências por meio de um sistema inédito e de baixo custo. A metodologia proposta pelos professores de Engenharia Eletrônica, Alberto Yoshihiro Nakano e Felipe Walter Dafico Pfrimer, em conjunto com os egressos do curso, Artur Adolfo Falkovski e Mayconvorgel Ibrahim Ribeiro, foi selecionada para ser capa da edição de outubro de 2023 da revista internacional "The Journal of the Acoustical Society of America".

 O artigo "Apparatus for three-dimensional emission pattern estimation of acoustic emitters" é o resultado dos estudos que começaram com um trabalho de conclusão de curso (TCC) em 2015 e, ao longo dos anos, novas contribuições foram acrescentadas pelo grupo ao estudo original.

Segundo o professor Alberto Nakano, quando se adquire, por exemplo, um alto-falante, o fabricante pode disponibilizar o padrão em azimute nominal dele, que é a sua representação bidimensional de emissão, porém não há como saber como é realmente o padrão de emissão do dispositivo no espaço tridimensional e nem como o padrão varia em função da frequência.

“Possuir tais informações permite uma melhor compreensão do dispositivo e permite também explorá-lo adequadamente em projetos que envolvam a reprodução de sinais acústicos maximizando a experiência sonora para o usuário”, explica.

O pesquisador acrescenta ainda que há, no mercado, sistemas equivalentes ao proposto no artigo, porém são multicanais e de custo elevado o que resulta em um investimento considerável. “Desta forma, além do baixo custo de implementação, a metodologia proposta permite observar o comportamento do padrão em diferentes faixas de frequência, ou seja, permite 'enxergar' como o sinal emitido pela fonte irá se propagar considerando diferentes frequências”, completa

Com esse estudo, segundo a equipe, será possível visualizar o diagrama de emissão de fontes acústicas e avaliar com mais eficiência a qualidade dos alto-falantes e das caixas acústicas, por exemplo.