Professora da UTFPR integra delegação oficial brasileira na COP 30

Pesquisadores vão representar a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro em Belém, no Pará. Entre eles, a professora do Campus Dois Vizinhos Anelize Amaral fará parte da delegação oficial brasileira no evento internacional.
A docente teve a proposta classificada entre as 140 aprovadas na seleção de painéis. Ao todo, foram 1.270 proposições analisadas pelo Comitê Técnico responsável pelos Pavilhões do Brasil, formado pelos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e das Relações Exteriores (MRE), pela presidência da COP30 e pelas secretarias da Casa Civil e da Presidência da República.
Com a credencial, Amaral terá acesso às duas áreas do evento. Na Zona Azul, poderá participar de discussões voltadas às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) do Brasil, no âmbito do Acordo de Paris, em um contexto de cooperação internacional. Na Zona Verde, poderá debater temas relevantes para a sociedade brasileira no contexto territorial.
No dia 12 de novembro, a docente participará da mesa redonda “Pós COP30: agendas de ação nos territórios”, organizada pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, em parceria com o Departamento de Educação Ambiental e Cidadania (DEA) do MMA. Para o grupo organizador, a ideia é “fortalecer e estruturar iniciativas entre governo e sociedade civil para atuação coletiva nos territórios em prol do desenvolvimento de ações contributivas para a implementação do Plano Clima até 2035, em uma perspectiva dialógica e expansiva da Educação Ambiental emancipatória e crítica”, conta.
Além da docente da UTFPR, também estão confirmadas as participações da procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente (AGU) Teresa Villac; e de membros do DEA/MMA Isis Akemi Oliveira e da Jornada de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global Fernanda (Amarelo) Oliveira.
Além disso, a pesquisadora da UTFPR terá agendas diversas com a equipe do DEA, até 14 de novembro, para dialogar sobre Educação Ambiental para o enfrentamento das mudanças climáticas, por meio de ações, projetos e programas de pesquisa e extensão da Universidade.
Além de ser docente do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), Amaral é coordenadora do Programa Sala Verde “Nas Ondas do Rio Iguaçu” e líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental: uma Construção Transatlântica (GPEAT), que reúne pesquisadores e extensionistas do Brasil, Angola e Portugal. As iniciativas fazem parte dos três acordos de cooperação internacional assinados com instituições angolanas e outros seguem em tramitação com países africanos.
Mais pesquisadores
Também participarão da COP 30 a assessora de sustentabilidade da UTFPR Tamara Van Kaick, o docente do Campus Curitiba Eloy Casagrande e o professor do Campus Dois Vizinhos Adalberto Ferdnando Inocêncio. A ideia é apresentar o Napi (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) Emergência Climática, que reúne cientistas de várias instituições para desenvolver estudos e projetos para avaliar o impacto das mudanças climáticas no Paraná.
Além disso, no dia 04 de dezembro, às 19h30, os servidores da Universidade vão realizar o Encontro da Educação Ambiental, de forma online, para compartilhar as experiências vivenciadas na COP 30, com transmissão pelo Youtube do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (Fortecim).