Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Queijo produzido na UTFPR conquista medalha de prata pela 2ª vez em concurso nacional

Queijo produzido na UTFPR conquista medalha de prata pela 2ª vez em concurso nacional

Publicado 8/8/2024, 10:00:16 AM, última modificação 8/8/2024, 10:01:46 AM
Em 2023 e 2024, a Queijaria de Dois Vizinhos recebeu medalha de prata na categoria de queijo Colonial Artesanal Maturado por até 30 dias

Foto: acervo pessoal

A Queijaria do Campus Dois Vizinhos da UTFPR é a única mantida inteiramente por uma Universidade Federal a receber medalha de prata em concurso nacional de queijo artesanal. Em ambos os anos, 2023 e 2024, recebeu medalha de prata na categoria de queijo Colonial Artesanal Maturado por até 30 dias.

Nesta edição, o evento bateu recorde de inscrições, com 1542 queijos inscritos, produzidos em 266 municípios de 20 estados brasileiros. A premiação é uma iniciativa da Associação Comer Queijo e Scalco Produções e avalia os critérios como aparência, textura, cor, gosto, teor de sal, entre outros. Os demais produtos selecionados a receberem a medalha nesta premiação são de empresas e propriedades privadas.

Para a responsável técnica da Queijaria, Silviane Aparecida Tibola, a qualidade do queijo é resultado dos esforços e apoio dos servidores e colaboradores terceirizados da Fazenda Experimental do Campus, que atuam diretamente com a produção de leite de vaca com qualidade. A queijaria também conta com Sistema de Inspeção Municipal (SIM) do município de Dois Vizinhos.

Além disso, com intenção de disseminar técnicas e conhecimento sobre a produção artesanal de Queijos, Silviane coordena o projeto de Extensão “Fazendo Meu Queijo”, o qual já capacitou em torno de 300 pessoas da região Sudoeste do Paraná, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR) de Dois Vizinhos. “São aulas práticas para a comunidade dentro da nossa Queijaria, ensinando a produzir o seu próprio queijo”, explica.

Cabe destacar que as pesquisas realizadas na queijaria, implantada há 12 anos, já resultaram na concessão de uma patente para dispositivo de enformar/prensar queijo, Desenho Industrial – Design para o queijo Cumbuca, na seleção do edital PRIME 2023.

O anúncio dos vencedores na edição da premiação deste ano foi em julho, na cidade de Blumenau, Santa Catarina.

Reportar erro