Robô de inspeção é capaz de escalar tanques com altas temperaturas
Pesquisadores do Campus Curitiba da UTFPR desenvolveram um robô inteligente capaz de inspecionar soldas de equipamentos e tanques submetidos a altas temperaturas. O projeto é finalista do Prêmio de Inovação Tecnológica, promovido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Na categoria de pesquisa desenvolvida por Instituição, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área “Exploração e Produção de Petróleo e Gás”, o projeto Solução de Inspeção em Superfícies Quentes através de Robô Escalador e Ultrassom Phased Array, realizado entre a UTFPR e a Petrobras, é um dos finalistas.
A proposta desenvolveu um robô/scanner com sistema de reconhecimento do tanque de acordo com as normas de fabricação da Petrobras, com rodas inovadoras que possibilitam seu movimento sobre superfícies quentes, resistentes a água, e em várias posições de deslocamento. O equipamento é capaz de suportar temperaturas de até 120ºC e reconhecer com precisão cordões de solda e chapas dos tanques.
Ele funciona com a técnica de ultrassom Phased Array (UPA), ou seja, temhabilidade de mudar a forma e o ângulo do feixe de ultrassom dependendo da superfície e dos gradientes de temperatura de cada tanque.
O projeto é coordenado pelo pesquisador Flávio Neves Júnior, e conta com a participação dos pesquisadores (entre professores e bolsistas) André Schneider de Oliveira, Lúcia Valéria Ramos de Arruda, Daniel Rodrigues Pipa, Carlos Cziulik, Thiago Alberto Rigo Passarin, Juliano Scholz Slongo, Nicolas Dalmedico, Higor Barbosa Santos, Marco Antonio Simões Teixeira, Piatan Sfair Palar, Jefferson Gund, Guilherme Fernandes Ventura, Leonardo Dias, Vinicius de Vargas Terres e o pesquisador do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras), Júlio Endress Ramos.
A iniciativa de desenvolvimento dos robôs já resultou em prêmios nacionais e internacionais, seis teses, 12 dissertações e 12 trabalhos de conclusão de curso (TCC), com 27 publicações científicas.
As pesquisas são realizadas no Laboratório de Automação e Sistemas de Controle Avançado (LASCA), do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) do Campus, em parceria com o Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica (DAMEC).