Tecnologia Inovadora BIM da UTFPR ampliará trabalhos da Comissão de Obras do Exército
Uma iniciativa de um pesquisador do Câmpus Apucarana resultou na proposta de parceria entre a UTFPR e a Comissão Regional de Obras do Exército (CRO 5). Uma reunião foi realizada durante o mês de fevereiro para discutir uma cooperação técnica entre as duas instituições. A CRO 5 é a comissão responsável pelas obras realizadas pelo Exército nos estados do Paraná e de Santa Catarina. O professor Fábio Freire é o pesquisador responsável pelo curso de especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM (TECBIM), assim como pelo Laboratório de Modelagem da Informação (BIMLab) do Câmpus.
A CRO 5 já utiliza o processo BIM em projetos e obras e a ideia seria a de fortalecer a capacitação e qualificação dos servidores militares em BIM além de, ao mesmo tempo, desenvolver projetos de interesse comum da CRO 5 e da UTFPR. Também será possível que os alunos dos cursos de engenharia civil e de arquitetura da UTFPR possam fazer estágio na Comissão de Obras do Exército.
O professor Fábio Freire é uma das referências em utilização do processo BIM em arquitetura e engenharia. “O processo BIM representa uma mudança na forma de trabalhar na gestão e administração de projetos e obras da construção civil. Ele é um conceito da década de 80, mas que vem sendo utilizado no Brasil, sobretudo, nos últimos cinco anos e envolve pessoas e tecnologias voltadas à inovação da construção civil”, explica.
A tecnologia BIM (Building Information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção) é um processo inovador que permite o uso de um conjunto de tecnologias e processos integrados para criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, e que sirva a todos os participantes do empreendimento, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção.
Para realizar a capacitação dos servidores militares e profissionais, a cooperação prevê a oferta do curso de especialização TECBIM nas instalações da CRO 5 em Curitiba, com a montagem de um Laboratório de Informática no local.
A reunião foi realizada na Reitoria da UTFPR, em Curitiba, e estavam presentes, além do professor Fábio Freire, o reitor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, o vice-reitor Heron Oliveira de Lima, o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), Rubens Alexandre de Faria, o diretor do Câmpus Apucarana, Marcelo Ferreira da Silva, o chefe da CRO 5, tenente coronel José Luis Oliveira de Magalhães Junior, o capitão Davi Nowicki Giese e o 1° tenente Bruno Neves.