Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Um brinde à Ciência reúne pesquisadores pelos bares das cidades

Um brinde à Ciência reúne pesquisadores pelos bares das cidades

Publicado 5/11/2023, 10:17:48 AM, última modificação 5/11/2023, 10:38:09 AM
Entre os dias 22 e 24 de maio, pesquisadores da UTFPR realizarão palestras em locais descontraídos como bares e restaurantes

Foto: Divulgação evento

Levar a Ciência mais próxima da comunidade é o objetivo do Festival Pint of Science. O evento, que acontece todos os anos, é realizado simultaneamente em mais de 25 países e conta com participação de pesquisadores da UTFPR que participam da organização e discussão de temas com a comunidade em locais descontraídos, como bares e restaurantes.

Neste ano, o Pint of Science será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio e envolverá pesquisadores da Universidade Tecnológica com eventos nas cidades com campi como Campo Mourão, Curitiba, Dois Vizinhos e Londrina. A programação começa sempre as 19h.

As palestras vão tratar de temas variados como redes sociais, agricultura urbana, algoritmos, inteligência artificial, a origem e o destino do universo, o impacto das fake news, biogás, alimentação, bactérias, relação com a indústria, entre outros.

"O festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. Este ano, em Curitiba, o evento está sendo coordenado pela UTFPR com a colaboração da UFPR e do IFPR", afirma o professor Departamento de Física, Ricardo Canute Kamikawachi, coordenador do evento pela Universidade Tecnológica.

Em Campo Mourão, o tema “Redes sociais e econômicas: você não apenas as utiliza como faz parte delas!” será apresentado pela professora Alane Marie de Lima, no dia 22, no Quintal; o pesquisador Diego Bertolin falará sobre o tema “Conversando com o futuro: a incrível jornada do ChatGPT no mundo da inteligência artificial”, no dia 23, no 609 Bar; Oscar Rodrigues dos Santos tratará de “Física ‘Mágica’”, também no dia 23, no Entorna Madalena Retrô; e Heron Oliveira dos Santos Lima sobre “Construindo pontes entre a ciência e a indústria”, no dia 24, no Eden Beer.

Na capital, teremos dois eventos no dia 23 de maio com os pesquisadores Gustavo Giménez Lungo e Rubens Machado. O primeiro falará com o tema “IA: Você questionaria sobre o seu futuro a sua máquina de lavar roupa?”, no bar Hop´n Roll. Já o segundo falará sobre “A origem e o destino do Universo”, no bar Itupava1299.

Na cidade de Dois Vizinhos, participarão três pesquisadores da Instituição. No dia 22, o pesquisador Marlon Marcon falará sobre “Inteligência Artificial: o que nos separa da ficção?” no Box Place. No dia 23, é a vez do professora Marina C. de Prá abordar “Do esgoto ao copo: bactérias que purificam as águas”, no Condado Food Park. Finalizando, no dia 24, a pesquisadora Michele Potrich terá o tema “Você já comeu inseto?”, no Boteco da Suprema.

Já em Londrina, o professor Alesandro Bail tratará do tema “Biogás: o “combustível” do futuro há muito tempo”, no St. Peter's Beer & Steak, no dia 22. No dia 23, a palestra “Alimentos Plant Based”, envolverá os pesquisadores Isabel Craveiro Moreira Andrei, Luiz Diego Marestoni e Amadeu Lombardi Neto, no mesmo local do dia anterior.

Confira a programação completa no site do Festival.

Festival

O Festival Pint of Science foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o país. A expectativa de público para este ano é de 20 mil pessoas, superando a média de participantes dos anos anteriores.

O Pint of Science Brasil é organizado por mais 300 participantes, entre cientistas, entusiastas e apoiadores, e contará com a participação de 123 cidades em todo o país, incluindo 20 capitais estaduais e o distrito federal. Ao todo, serão mais de 600 pesquisadores e especialistas envolvidos.

Com o lema "Um Brinde à Ciência", o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.