Editora da UTFPR anuncia a reabertura para receber originais

A Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (EDUTFPR) anunciou a reabertura do recebimento de obras técnico-científicas, didático-pedagógicas, artístico-culturais, clássicas e acadêmicas e histórico-comerativas em fluxo contínuo. As novas diretrizes para submissão estão vigentes a partir de abril deste ano.
De acordo com a coordenadora da EDUTFPR Giani Carla Ito, houve um processo de reestruturação para agilizar a editoração de livros. "Nossa equipe foi reorganizada em três setores principais: Gestão, Coordenação de Textos e Coordenação de Design, garantindo um processo mais eficiente desde a submissão até a entrega final da obra, conforme destaca a coordenadora da editora", detalha.
Os interessados podem submeter seus originais, por meio do sistema Open Monograph Press (OMP). O passo a passo detalhado está disponível para consulta no manual do autor. "Este convite é estendido a toda a comunidade acadêmica e aos profissionais que desejam publicar seus trabalhos, os quais podem ser submetidos sem nenhum custo", diz.
O arquivo na versão final deve ser enviado na plataforma, de acordo com as especificações do checklist. Também devem ser encaminhadas: a declaração de revisão ortográfica ou gramatical, emitida por profissional da área; a declaração de uso de ferramentas de inteligência artificial, nos casos aplicáveis; e o termo de autorização de uso de imagem, voz e dados digitais.
Após a submissão, o editor e pareceristas especializados na área da obra fazem a avaliação dos originais. Com base na etapa anterior, o Conselho Editorial realiza a análise para verificar se haverá continuidade ou não do processo de publicação. Em caso de aprovação, os autores firmam contrato, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), seguindo as instruções registradas por e-mail.
Então, a equipe responsável inicia o projeto editorial, com: a revisão do texto; a normalização técnica; o desenvolvimento do design gráfico; e o registro junto à Biblioteca Nacional, incluindo o ISBN e a ficha catalográfica. Depois, é feita a produção no formato digital e, quando houver, na versão de impressão. Com a publicação, é realizado o lançamento e a divulgação nos canais oficiais da Editora da UTFPR.
Para mais informações, acesse o site da Editora.