Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Estudantes externos e egressos podem solicitar Transferência e Aproveitamento

Estudantes externos e egressos podem solicitar Transferência e Aproveitamento

Publicado 10/31/2022, 11:59:13 AM, última modificação 11/8/2022, 4:33:53 PM
Inscrições vão até 18 de novembro

Egressos e estudantes externos podem se candidatar (foto: Decom)

A UTFPR realiza a seleção para Transferência e Aproveitamento para efetivação no primeiro semestre de 2023.  

A Transferência é voltada para alunos de outras instituições de ensino superior do Brasil, com comprovação de matrícula, regular ou trancada, nos últimos seis meses. Já o Aproveitamento é para os que já estão graduados ou que tenham o diploma revalidado no país, com o diploma ou o certificado de conclusão. Os processos exigem o reconhecimento ou a autorização pelo Ministério da Educação (MEC).

Os interessados podem preencher a ficha online de inscrição e optar por apenas um curso. É preciso incluir a seguinte documentação digitalizada em PDF: os históricos do Ensino Médio e da graduação de origem, autenticado pela emitente, com nota, carga horária e situação por disciplina; as ementas das disciplinas já cursadas; e os comprovantes de matrícula ou de conclusão.

A seleção vai ser realizada em duas etapas, ambas eliminatórias e classificatórias. A primeira é baseada na nota do Enem, de acordo com os pesos do anexo II, ou no rendimento escolar do Histórico do Ensino Médio. A segunda é feita somente para os cursos que exigem carga horária mínima para convalidação, sendo exigida aprovação em pelo menos uma disciplina na instituição de origem. A prioridade é para os que escolheram o curso de mesma denominação ou área, descrita do anexo III, e, em seguida, os outros candidatos.

A classificação preliminar vai ser publicada no dia 2 de dezembro, com a possibilidade de contestação entre os dias 05 e 06. No dia 12, com a divulgação do resultado, os selecionados devem encaminhar os documentos digitalizados para matrícula, na página de Transferência e Aproveitamento, no menu ‘Matrícula’.

Veja o cronograma completo:
Até 18/11 – Inscrições
21/11 – Lista de inscritos
23/11 - Classificação da 1ª etapa
02/12 – Classificação preliminar da 2ª etapa
05 e 06/12 – Prazo para recurso
12/12 – Resultado
13 a 16/12 – Envio da documentação para matrícula

Reopção de Curso
Para estudantes da UTFPR, há o processo de Reopção de curso. Basta estar matriculado na Universidade, cursando ou em manutenção de vínculo ou trancamento,  e ter rendimento absoluto e normalizado maior que zero.