Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Estude na UTFPR
/
Conheça dois novos cursos da UTFPR no Sudoeste do Paraná

Conheça dois novos cursos da UTFPR no Sudoeste do Paraná

Publicado 1/24/2023, 10:19:45 AM, última modificação 1/24/2023, 10:37:09 AM
Veja mais sobre Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, em Pato Branco, e Sistemas da Informação, em Francisco Beltrão

Duas graduações ofertadas gratuitamente para a comunidade (Foto: freepik)

Neste ano, a UTFPR passa a contar com dois novos cursos presenciais de graduação no sudoeste do Paraná:  Sistemas da Informação e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. A oferta é totalmente gratuita para a comunidade e tem início logo no primeiro semestre.

A Engenharia Cartográfica e de Agrimensura começou como um curso técnico de nível médio em 2006, no Campus Pato Branco. Com a crescente demanda em diferentes setores, foi transformado em um curso de nível superior, tornando-se a primeira graduação nesta área dentro da Universidade. As aulas vão acontecer no período noturno, com duração total de 5 anos e 22 vagas por semestre.

Para o coordenador do curso, Silvio Andolfato, o objetivo é formar engenheiros que possam planejar, fazer levantamentos e  análises e elaborar projetos para obras, considerando aspectos culturais e de responsabilidade socioambiental, além de gerar documentos, como mapas, cartas, coordenadas, mosaicos e modelos. “Tais profissionais se caracterizam por sólida formação em cálculo e física, em modelagem e representação da superfície terrestre, podendo atuar em empresas, no serviço público ou prestando consultoria para o setor industrial”, detalha.

Já o curso Sistemas da Informação, antes ofertado apenas em Curitiba, também pode encontrado no Campus Francisco Beltrão, no período noturno, com duração total de 4 anos e 44 vagas por semestre.

Marcos Tenorio, coordenador do novo curso do campo de Tecnologia da Informação (TI), afirma que a ideia é ampliar os horizontes da formação para atender as novas configurações sociais e as mudanças. “A sociedade ainda possui um déficit de profissionais em relação às vagas ofertadas. O aumento exponencial da utilização de TI é uma realidade, que foi especialmente intensificada pelo contexto pandêmico que informatizou muitos processos produtivos e serviços”, conclui.

Saiba mais na página de cursos da UTFPR.

Mais sobre
O ingresso neste e em outros cursos da UTFPR acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é organizado pelo Ministério da Educação. As inscrições para concorrer acontecem gratuitamente no site do processo seletivo, de 16 a 24 de fevereiro, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.