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Francisco Beltrão realiza projeto de alfabetização digital para terceira idade

Francisco Beltrão realiza projeto de alfabetização digital para terceira idade

Publicado 5/22/2018, 1:53:18 PM, última modificação 5/22/2018, 2:49:49 PM

Com o objetivo de aproximar pessoas da terceira idade às novas tecnologias da informação e comunicação, alunos do curso de Licenciatura em Informática do Câmpus Francisco Beltrão iniciaram neste semestre letivo um curso de extensão de alfabetização digital.

Alunos do curso de alfabetização digital em laboratório de informática no Câmpus Francisco Beltrão (Foto: Ascom-FB)

A aproximação com o mundo digital é proporcionada com a apresentação das ferramentas e seus recursos, como computadores, smartphones e a integração deles com a sociedade, por meio, por exemplo, das redes sociais. Além disso, o grupo trabalha a questão da segurança no ambiente virtual. O projeto conta com supervisão e coordenação da professora Maici Duarte Leite e é realizado em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade.

Para Izolete Pholman, de 68 anos, atualmente é extremamente necessário ter conhe-cimento das ferramentas. “As redes sociais nos ajudam a manter contato com amigos e familiares, os sites de busca podem nos ajudar com alguma dúvida que temos e a fotografia é um entretenimento”, comenta.

Segurança


Com a facilidade no acesso, a questão da segurança é essencial e este é um dos tópicos abordados durante os encontros. De acordo com a aluna da Licenciatura em Informática, Rafaella Trindade Cunha Prates, que também está ministrando o curso, a orientação é que eles tenham cuidados ao acessar sites. “Salientamos que alguns sites da internet podem pedir dados e antes de fornecer eles devem sempre verificar se o site é confiável. Uma das formas é pesquisar em sites de busca se não há nenhuma reclamação e se ficar em dúvida, nunca fornecer os dados”, afirma.

Rafaella conta que a turma da terceira idade sempre se mostra muito interessada e receptiva. “A principal diferença entre lecionar para crianças e adolescentes é que muitos idosos nunca tiveram contado com o computador, então as explicações tem que ser demonstrativas e sempre verificando se eles estão conseguindo acompanhar”, finaliza.