MEC anuncia 13 novos cursos nas áreas de IA e Ciência de Dados para a UTFPR

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira (26), a criação de 13 novos cursos para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com previsão de início de atividades a partir de 2027, as graduações terão como foco as áreas de Inteligência Artificial e Ciência de Dados e serão acompanhadas de 325 novas vagas para servidores docentes e técnico-administrativos.
Ao todo, serão ofertadas 908 vagas anuais em todas as cidades com campus da UTFPR: Apucarana , Campo Mourão , Cornélio Procópio , Curitiba , Dois Vizinhos , Francisco Beltrão , Guarapuava , Londrina , Medianeira , Pato Branco , Ponta Grossa , Santa Helena e Toledo .
O anúncio foi realizado pela coordenadora-geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais da Secretaria de Ensino Superior do MEC (Sesu), Lúcia Pellanda, em reunião remota com a gestão da Reitoria, diretores-gerais dos campi e diretores de Graduação. Pellanda destacou a identidade da UTFPR de universidade tecnológica como elemento central no projeto Universidades Inovadoras, o que se refletiu no número de cursos aprovados: o maior entre todas as universidades brasileiras.
“Para nós, a UTFPR é um elemento central no projeto de Universidades Inovadoras, pois é um exemplo de muito sucesso entre as universidades especializadas, com números impressionantes. O MEC tem muito orgulho do trabalho que a UTFPR realiza”, destacou.
O projeto Universidades Inovadoras é uma iniciativa do MEC voltada a fortalecer o papel dessas instituições federais na formação de uma nova geração de cientistas, engenheiros e tecnólogos capazes de liderar a neoindustrialização brasileira e dar suporte à agenda de inovação e sustentabilidade do país.
Ao classificar o anúncio como histórico, o reitor Everton Lozano ressaltou a capacidade de entrega da UTFPR. “Recebemos as diretrizes do MEC e, em apenas quatro dias, elaboramos e submetemos a proposta. Acreditamos que participar do projeto Universidades Inovadoras está no DNA da UTFPR e alinhado ao nosso planejamento estratégico. Desde o Reuni [Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais], não víamos um anúncio de tamanha relevância. Para nós, esse momento representa a oportunidade de renovar e acelerar o nosso desenvolvimento institucional, reafirmando nossa identidade como Universidade Tecnológica”, afirmou.
Das 39 universidades federais contempladas no projeto, a UTFPR lidera com aproximadamente 15% em número de cursos e vagas a serem ofertadas. Apenas no Sul do Brasil, o quantitativo aprovado para a UTFPR representa mais de duas vezes o quantitativo aprovado para as demais universidades federais.
A previsão é que os cursos sejam ofertados a partir de 2027, após a contratação dos novos servidores (185 docentes e 140 técnicos administrativos) e a construção dos projetos pedagógicos. “Agora, vamos preparar toda a nossa estrutura institucional para receber os novos servidores e estudantes. Será um esforço coletivo que trará resultados importantes para a Universidade, para o Paraná e para o Brasil”, comenta José Augusto Fabri, pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR.
Confira os novos cursos:
📈 Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA)
Campus Londrina
Campus Toledo
💻 Engenharia da Computação com ênfase em IA
Campus Campo Mourão
🖥️ Tecnologia Aplicada à Construção e BIM
Campus Guarapuava
👾 Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos com ênfase em IA
Campus Francisco Beltrão
🤖 Tecnologia em IA
Campus Dois Vizinhos
Campus Ponta Grossa
Campus Santa Helena
🩺 Tecnologia em IA e Ciência de Dados em Saúde
Campus Apucarana
Campus Curitiba
💡 Tecnologia em Inovação com ênfase em IA
Campus Cornélio Procópio
📊 Tecnologia em Negócios com ênfase em IA
Campus Pato Branco
🛡️ Tecnologia em Segurança Cibernética com ênfase em IA
Campus Medianeira
