Nova resolução atualiza diretrizes curriculares da graduação
A UTFPR publicou a resolução referente às diretrizes curriculares da graduação, que permitem a flexibilização na construção dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Com isso, o documento passa a contemplar as alterações mais recentes realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Para Alessandro Waclawovsky, membro da comissão designada, a ação pode valorizar o perfil de cada profissional graduado, por meio da estruturação dos currículos e a previsão do desenvolvimento de competências integradas ao longo do curso. “A ideia é garantir, aos nossos egressos, uma formação alinhada às mais novas necessidades para inserção no mercado do trabalho”, afirma.
A proposta passou por várias etapas em quase um ano de trabalho, até a aprovação do Conselho Universitário (Couni), no dia 11 de março. O texto foi elaborado pela comissão designada, revisado pelas Câmaras Técnicas do Conselho de Graduação (Cogep), com a participação de representantes de todos os colegiados de curso da Instituição, além de ter sido analisado por diretorias de graduação e coordenações de curso dos 13 campi.
O pró-reitor adjunto de graduação, Guilherme Schneider, afirma que o documento foi um passo importante para possibilitar a reformulação dos projetos de cursos, com base nas diretrizes nacionais.
Para isso, o gestor conta que a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) tem promovido o ‘PPC em Foco’, um programa de apoio a coordenadores de curso no processo de reestruturação dos projetos. “Agora estamos direcionando esforços nas ações do programa, uma vez que tal reformulação deve ser concluída até o final de 2022, devido à curricularização da extensão”, detalha.
Veja a resolução na íntegra e confira a live sobre o programa PPC em Foco.