Novo sistema dará transparência às atividades de docentes da UTFPR

Publicado 2/5/2024, 8:57:34 AM, última modificação 2/5/2024, 5:19:33 PM
Universidade está implementando o Relatório Integrado de Atuação Docente (RIADD) no portal da Instituição

Interface do sistema lançado pela UTFPR

A UTFPR acaba de lançar o Relatório Integrado de Atuação Docente (RIADD) no portal da Instituição. Trata-se de um novo sistema em que será possível acessar o que cada docente tem feito em seu dia a dia na Universidade envolvendo as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, incluindo também a sua produção bibliográfica.

“Esse sistema representa um ganho enorme para todos os docentes da Instituição. Ele apresenta, quase que em tempo real, o que cada docente vem realizando na Universidade. Além disso, é uma forma de dar mais transparência, isonomia, publicidade e melhoria dos controles internos já que reunirá, em um único sistema, todas as informações da vida acadêmica do professor”, destaca o reitor Marcos Schiefler.

.

As informações que estarão no sistema serão capturadas de diferentes fontes como as do Sistemas Corporativos Integrado (SCI) e de sistemas externos. Por exemplo, com essa integração, funções administrativas como coordenação de curso, atividades de apoio ao ensino, disciplinas alocadas, orientações e bancas já aparecerão nas atividades dos professores.

.

Outra vantagem do RIADD é a integração com o Lattes para informações de publicação dos docentes. Ele terá informações do Lattes como artigos em periódicos, trabalhos em anais de eventos, patentes, livros, capítulos de livro e organização de obra. Porém, segundo a comissão organizadora do sistema, a atualização não é automática, pois as informações são buscadas a partir da Plataforma StelaExperta e o processo de atualização é acionado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). No próprio RIADD fica indicada a data em que foi feita a última atualização.

.

O sistema pode ser acessado no link Transparência e prestação de contas/ Acesso à informação/ Servidores, no portal da UTFPR.

.

Confira o vídeo do reitor sobre o lançamento do sistema.