Notícias
/
Últimas notícias
/
Palestra da filósofa Lúcia Helena Galvão mobiliza comunidade da UTFPR

Palestra da filósofa Lúcia Helena Galvão mobiliza comunidade da UTFPR

Publicado 2/14/2023, 3:15:53 PM, última modificação 2/14/2023, 4:43:40 PM
Íntegra da apresentação está disponível no Canal da UTFPR, no YouTube.

Filósofa Lúcia Helena Galvão, durante palestra no Campus Pato Branco (Foto: Decom)

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 14, a abertura oficial do 'Desenvolvimento Humano na UTFPR' com a palestra 'Do Indivíduo ao Coletivo: o que significa e qual a importância de humanizar as instituições?', proferida pela professora, filósofa e escritora Lúcia Helena Galvão. O evento mobilizou a comunidade acadêmica do Sudoeste, reunindo mais de 300 servidores no Auditório do Campus Pato Branco.

Durante a sua fala, Lúcia Helena defendeu que a humanização é pautada nos 'valores' e nos 'saberes' das pessoas e a que a construção de instituições mais humanas é um imperativo do novo contexto social. "Quem não humaniza não se moderniza", defendeu ao destacar que todas as vozes das pessoas que compõem uma organização são importantes para a efetivação desse processo. 

Segundo o pró-reitor Jean-Marc Lafay, a UTFPR tem o compromisso de buscar a modernização do seu ensino frente às inúmera inovações na educação, no contexto nacional e internacional. "Por isso, a proposta é de sermos mais profundos sobre o aprimoramento dos valores pessoais de cada um, pois acreditamos que, sem evolução do indivíduo, não há evolução do coletivo”, comenta.

“Nós da UTFPR estamos atentos às modificações que ocorrem na sociedade, nos mercados de trabalho e na personalidade dos jovens que chegam ao ensino superior. É nosso compromisso preparar nossos professores para estes novos cenários, principal motivo para a realização dessa série de palestras”, completa Lafay.

A programação do evento segue nesta quarta (14) e quinta-feira (15), com oficinas para as comunidades de práticas de ensino, reuniões das equipes das diretorias de Graduação e Educação Profissional dos campi e mais duas palestras da filósofa Lúcia Helena Galvão, ambas transmitidas pelo Canal da UTFPR no YouTube.

Confira a programação dos próximos dias:

15/02/2023
Local: Campus Francisco Beltrão
08h30 às 09h - recepção e coffee break
09h às 10h - abertura
10h às 12h - Introdução com o Pró-Reitor da Prograd, Jean-Marc Stephane Lafay
Palestra “A jornada com valores”, com a professora Lúcia Helena Galvão (com transmissão pelo Canal da UTFPR)

16/02/2023
Local: Campus Dois Vizinhos
08h30 às 09h - recepção e coffee break
09h00 às 10h - abertura
10h às 12h - Introdução com o Pró-Reitor da Prograd, Jean-Marc Stephane Lafay
Palestra “Formando seres humanos profissionais”, com a professora Lúcia Helena Galvão (com transmissão pelo Canal da UTFPR)

Sobre a palestrante

Lúcia Helena Galvão é professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil, onde atua há 32 anos ministrando aulas e palestras sobre temas diversos ligados à filosofia à maneira clássica. Possui mais de mil palestras disponíveis no canal da Nova Acrópole Brasil no YouTube e na plataforma de streaming acropoleplay.com. Palestrante profissional no Brasil e no exterior, Lúcia Galvão também é autora de seis livros: “Canções para despertar Sophia”, “Sonhos trilhando o tempo”, “O aroma do lótus”, “Observações matinais”, “Instantes de um tempo interior” e “Para entender o Caibalion”.

*Em razão de uma falha técnica, a transmissão precisou ser interrompida, sem comprometer a gravação e disponibilização do conteúdo na conta oficial da UTFPR no YouTube.