Professora da UTFPR recebe prêmio Arborito 2023
Uma professora da UTFPR foi agraciada pelo Prêmio Arborito, durante os congressos Brasileiro e Iberoamericano de Arborização Urbana, no dia 19 de setembro, em Maringá.
O reconhecimento inédito foi concedido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) para a docente Flávia Brun, do Campus Dois Vizinhos, pela dedicação de 18 anos às atividades técnico-científicas na área.
O troféu foi entregue para 10 especialistas que contribuíram para a melhoria e o progresso da arborização urbana do país. “Significou uma enorme honraria e responsabilidade, pois em edições anteriores grandes nomes de técnicos e pesquisadores da Arboricultura Brasileira que já foram agraciados com o prêmio”, afirma Brun.
A docente foi coordenadora do projeto ‘Dois Vizinhos mais Verde’ e dos planos municipais de Arborização Urbana dos municípios de São Mateus do Sul e Boa Esperança do Iguaçu. Também colaborou para a construção da Política Nacional de Arborização. Hoje, atua junto à SBAU e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no grupo de elaboração de normas técnicas de Arboricultura, incluindo referentes à avaliação de risco de queda; à proteção em atividades de construção civil; e à poda no meio urbano.
Em Dois Vizinhos, Brun foi responsável pela implementação do 1º campo de teste de espécies nativas para arborização urbana do país em 2012. Atualmente o espaço tem mais de 75 espécies ameaçadas de extinção, como o Pau Marfim e a Peroba Rosa.
O esforço, como o Campo de Testes e arborização em Dois Vizinhos, ainda deve continuar por serem projetos de longa duração. A professora conta seus planos para o futuro “De 2024 até 2026, iniciarei na atividade de diretora científica da SBAU, uma vez que fui eleita durante o congresso. E continuarei no trabalho do Comitê de Normas Técnicas em Arboricultura e no auxílio à promoção de eventos”.
Confira a lista dos 10 profissionais que receberam a premiação em ordem alfabética:
- Ana Feliciano, engenheira florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Anderson Fontes, engenheiro agrônomo da Prefeitura Municipal de João Pessoa
- André Fraga, engenheiro ambiental da Prefeitura Municipal de Salvador
- Arnaldo de Menezes, gestor ambiental da Universidade Estadual da Paraíba
- Daniel Caiche, engenheiro florestal do Lab Cidade Verde Consultoria Ambiental de São Carlos
- Daniela Biondi, engenheira florestal da Universidade Federal do Paraná
- Flávia Brun, engenheira florestal e professora da UTFPR
- Francisco Zorzenom, biólogo do Instituto Biológico de São Paulo
- Keetlen Grala, bióloga da Universidade Federal do Pampa
- Maria Denise Coelho, pedagoga de Pernambuco
Mais sobre
O projeto ‘Dois Vizinhos mais verde’, realizado em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV) e a Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, também recebeu duas premiações do Serviço Social da Indústria-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sesi-ODS) em 2016. O plano municipal de São Mateus do Sul recebeu menção honrosa do Sesi-ODS em 2017.