Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Projeto instala composteira e gera biofertilizante para a comunidade

Projeto instala composteira e gera biofertilizante para a comunidade

Publicado 10/22/2019, 12:38:18 PM, última modificação 10/31/2022, 10:09:14 AM

Um projeto do Câmpus Dois Vizinhos vem mudando a forma de como as pessoas descartam os rejeitos orgânicos na instituição. O Organotec é um projeto coordenado pela professora Marina Celant de Prá, vinculado a disciplina de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Industriais do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Biofertilizantes são colocados em garrafas customizadas pelo projeto

Com um coletor instalado no Câmpus, a comunidade pode colocar seus resíduos orgânicos ali e depois levar para casa um pouco do biofertilizante gerado para seu uso pessoal. 

Segundo a professora, a composteira pode ser usada por qualquer pessoa da comunidade. "Além disso, ensinamos as pessoas a montarem uma composteira e como ela funciona", destaca.

A composteira é feita de material reutilizável fornecido por uma empresa parceira da região, a Buono Di Latte - Gelateria e Pastelaria. Além da composteira instalada no Câmpus, o projeto também realiza oficinas de construção e operação de composteiras em escolas públicas da cidade.

Para que a comunidade possa ser beneficiada com o biofertilizante gerado, os participantes do projeto customizam caixinhas de leite e garrafas pet. Elas servirão de recipientes para armazenar o produto e carregadas para casa. Além disso, podem ser reutilizadas para serem reabastecidas com novo biofertilizante.

Reportar erro