Projeto realizado pela UTFPR é destaque no Show Rural
A vice-reitora Tangriani Assmann esteve representando a UTFPR na última edição do Show Rural, realizado durante este mês em Cascavel. Além dela, alunos e docentes também participaram do evento destinado a apresentar pesquisas em andamento e os últimos avanços da tecnologia na área do agronegócio. Só do Campus Pato Branco e Dois Vizinhos, em média, cem estudantes participaram.
“É muito importante o envolvimento da Universidade em iniciativas como essa. Conseguimos acompanhar todos os avanços tecnológicos desta área e buscar soluções inovadoras na nossa Instituição e que possam beneficiar toda a comunidade”, afirma a vice-reitora.
Um dos destaques apontados pela organização do Show Rural foi a apresentação do projeto EnvCity, realizado por pesquisadores dos campi Londrina e Toledo, em parceria com a Unioeste. A iniciativa existe desde 2021 e é feita para monitorar a qualidade do ar e da água. Os professores montaram uma estação no evento que monitora a concentração de monóxido de carbono (CO), ozônio, dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e material particulado.
Com apoio de agências de inovação das universidades do Paraná (Ageuni) e da iniciativa Prime (que financia pesquisas acadêmicas com potencial mercadológico) estava presente também a startup Queijo Combuca da tecnóloga em alimentos formada pelo Campus Dois Vizinhos, Silvane Aparecida Tibola.
A vice-reitora também teve agenda com representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), além de participar do 2º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. Durante o evento a Secretaria da Agricultura e de Abastecimento do Paraná (Seab) também mencionou o projeto de Sequestro de Carbono, que deve ser lançado em breve.
Campi
Para o professor de Agronomia do Campus Pato Branco, André Brugnara Soares, a ida dos estudantes para o Show Rural é importante também para construir uma rede de contatos. Ao todo, 46 alunos do Campus visitaram o Show Rural.
Em Dois Vizinhos, os mais de 40 alunos que participaram contaram com o transporte para o evento, através de uma parceria com a Coopavel.
“Nós que formamos profissionais temos que sempre participar de eventos como esse, que é o maior do Paraná, para unir o que estudantes aprendem em sala de aula com a tecnologia de mercado. Além de ser uma oportunidade de fazer networking, conhecer pessoas para pleitear um estágio ou, se [o aluno] estiver em fim de curso até mesmo trainee”, destacou o coordenador do curso de Agronomia de Dois Vizinhos, Almir Gnoatto.