Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Projetos são selecionados entre as 100 inovações mais promissoras do mundo

Projetos são selecionados entre as 100 inovações mais promissoras do mundo

Publicado 12/2/2024, 1:09:00 PM, última modificação 12/2/2024, 1:09:53 PM
Iniciativas fazem parte do projeto InteliGente do Campus Cornélio Procópio e foram selecionadas no Prototypes for Humanity 2024

Duas iniciativas desenvolvidas Projeto InteliGente do Campus Cornélio Procópio foram selecionadas entre as 100 inovações mais promissoras do mundo. O anúncio foi feito durante o evento Prototypes for Humanity 2024, realizado em Dubai. A premiação reuniu mais de 800 universidades de 100 países e avaliou 2.700 propostas. reconhecendo as ideias brasileiras como exemplos globais de soluções para o futuro da humanidade.

Entre os projetos apresentados, o "Is That True?", uma plataforma para detecção de fake news, e o BioAutoML, ferramenta que automatiza o uso de aprendizado de máquina para pesquisadores, chamaram a atenção pelo impacto social e inovação. O primeiro é desenvolvido em parceria entre a UTFPR e a USP. O segundo, originado na tese de doutorado do professor do Campus Cornélio Procópio , Robson Parmezan Bonidia, segue com o trabalho de estudantes da UTFPR.

O professor destacou a relevância desse reconhecimento em um evento de grande porte, afirmando que o Prototypes for Humanity é uma vitrine global de inovações e que “figurar entre as 100 melhores ideias do mundo com dois projetos é motivo de orgulho para o Brasil”. Ele ressaltou ainda o compromisso em transformar conhecimento acadêmico em impacto social real.

Sobre o InteliGente

Criado em 2021, o Projeto InteliGente busca democratizar o acesso ao conhecimento em Inteligência Artificial e desenvolver soluções voltadas à promoção da igualdade e do impacto social. A iniciativa já capacitou mais de 300 estudantes e impactou diretamente cerca de 200 mil pessoas por meio de cursos, eventos e soluções tecnológicas.

Com apoio de instituições como a USP, a Rede AI4PEP (Artificial Intelligence for Pandemic and Epidemic Preparedness and Response) e o International Development Research Centre (IDRC), do Canadá, o Projeto InteliGente reafirma o papel da UTFPR como referência em inovação tecnológica e compromisso social. A conquista em Dubai fortalece ainda mais essa posição, demonstrando o alcance global das iniciativas da universidade.

Reportar erro