Notícias
/
Últimas notícias
/
Publicado novo regulamento para estágios supervisionados

Publicado novo regulamento para estágios supervisionados

Publicado 6/6/2020, 5:17:10 PM, última modificação 10/31/2022, 9:54:37 AM

Os conselhos de Relações Empresariais e Comunitárias (Coemp) e de Graduação e Educação Profissional (Cogep) publicaram no último dia 2 a resolução conjunta Nº 1/2020 que institui o regulamento dos estágios curriculares supervisionados dos cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e dos cursos de educação profissional técnica de nível médio da UTFPR.

Laboratório de pesquisa no Câmpus Cornélio Procópio (Foto: Decom)

O documento foi debatido por comissões dos dois colegiados e, posteriormente, aprovado em sessão conjunta dos conselhos.

Dentre os diferenciais do documento, está uma maior abertura para estágios no exterior. "Em particular, o novo regulamento permite que o estudante se matricule em dois semestres consecutivos em uma situação de 'afastado para estágio no exterior'; antes, era mais complicado conseguir fazer estágio não obrigatório no exterior", explica o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitária, Douglas Bertrand Renaux.

Há ainda a possibilidade do estudante fazer estágio fora de sede ou no modelo home office . "Isso visa facilitar as novas dinâmicas do mercado de trabalho. Temos, por exemplo, estudantes em diversas cidades do Paraná que realizam estágios home office para empresas com sede em São Paulo; tudo isso sendo feito no contraturno das aulas", exemplifica Renaux.

Segundo o documento, os alunos da UTFPR podem realizar estágios em pessoas jurídicas de direito privado e em órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como com profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, que apresentem condições de proporcionar experiência prática na área de formação do aluno, pela participação em situações da vida e do trabalho em seu meio.

O estudante que participe oficialmente de programas ou projetos de pesquisa, extensão, inovação ou desenvolvimento tecnológico, bem como atue em projetos no hotel tecnológico e/ou em outras atividades de pré-incubação da UTFPR e Programas de Educação Tutorial, possam valer-se dessas atividades para efeitos de realização do seu Estágio Obrigatório, desde que atendidas à área de formação profissional e carga horária prevista.