Reitor da UTFPR recebe Medalha do Mérito Universitário da UEPG

Publicado 2/22/2018, 5:57:34 PM, última modificação 2/22/2018, 6:35:05 PM

O reitor da UTFPR Luiz Alberto Pilatti recebeu na noite desta quarta-feira (21) a Medalha do Mérito Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A entrega da homenagem foi realizada pelo reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant'Ana Vargas, e pela vice-reitora, Gisele Alves de Sá Quimelli, e ocorreu durante a solenidade de formatura dos graduandos dos setores de Ciências Biológicas e da Saúde e de Ciências Humanas, Letras e Artes, no Cine Teatro Pax, em Ponta Grossa.

O reitor da UTFPR Luiz Alberto Pilatti, ao centro, recebeu a Medalha do Mérito Universitário do reitor e da vice-reitora da UEPG. Crédito: Assessoria de Imprensa/UEPG

A outorga do Mérito Universitário ao reitor da UTFPR foi aprovada pelo Conselho Universitário (COU) da UEPG em sessão plenária do dia 15 de dezembro de 2016, por proposição do Colegiado Setorial de Ciências Biológicas e da Saúde. A solicitação se justificava pela sua brilhante carreira docente como pesquisador e administrador universitário. Nesta quarta-feira, Pillati também discursou como paraninfo dos formandos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Farmácia.

“Entre as muitas honrarias que recebi, como a de Cidadão Benemérito de Ponta Grossa, esta é a maior homenagem da minha vida, pela qual me sinto honrado e emocionado”, afirmou Pilatti na ocasião. Ao agradecer a homenagem, o reitor disse que deve à UEPG a sua formação e a concretização do sonho de ser professor. “Foram 14 anos de atuação na instituição, passando pelos mais diversos cargos e funções no Departamento de Educação Física e no Setor de Ciências Biológicas e da Saúde”, contou, comentando que sempre irá honrar o nome da universidade. Pilatti também aproveitou para lamentar o “momento triste pelo qual passa o ensino superior, com as universidades, patrimônio dos brasileiros, sendo atacadas com atos arbitrários e notícias falsas que fazem com que a sociedade tenha uma imagem negativa dessas instituições”.

Sobre os motivos que levaram a receber a homenagem, Pilatti disse que certamente seria pela sua atuação como professor, que considera sua mais importante atividade. “Mesmo na condição de reitor, nunca saí da sala de aula”, revelou, acrescentando que todas as semanas se desloca de Curitiba a Ponta Grossa para ministrar aulas nos cursos de mestrado e doutorado do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR. O reitor também considerou seu trabalho como gestor e pesquisador, sempre com visão voltada para a qualidade do ensino. Contudo, observou que a honraria se deve mesmo à sua crença de que a educação no Brasil vai mudar e crescer. “Porque acredito na educação e sou um sonhador”, completou.

Em sua fala durante a solenidade, o reitor da UEPG destacou que o Mérito Universitário é uma das mais altas distinções contempladas no Estatuto da instituição, com o objetivo de reconhecer e premiar aqueles que contribuem para a causa da educação, da cultura e do desenvolvimento da UEPG. Sobre o homenageado, Luciano Vargas afirmou que Pilatti se destacou em sua passagem pela UEPG, repetindo o mesmo empenho na UTFPR, tendo sido diretor do Câmpus Ponta Grossa, vice-reitor e agora reitor. O gestor lembrou ainda da participação do professor Pilatti na transformação do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/PR) em Universidade Tecnológica. “Pelo seu currículo, personifica os desejos e sonhos de todos que se encontram aqui”, disse Luciano Vargas.

Reportar erro