Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Reitoria da UTFPR dá início à elaboração do Planejamento Estratégico Participativo

Reitoria da UTFPR dá início à elaboração do Planejamento Estratégico Participativo

Publicado 2/3/2025, 4:21:41 PM, última modificação 2/3/2025, 5:53:02 PM
Objetivo é elaborar o documento com a participação da comunidade e em articulação com os documentos institucionais; confira pronunciamento do reitor

A Reitoria da UTFPR deu início aos trabalhos de construção do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) para os próximos quatro anos de gestão. O objetivo é elaborar um documento com a participação de toda a comunidade e em articulação com os demais instrumentos de gestão institucional, como o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A proposta estruturada pela Reitoria contempla 10 linhas estratégicas - Assuntos Estudantis; Comunicação e Identidade Institucional; Extensão, Cultura e Esporte; Inovação e Empreendedorismo; Graduação; Pesquisa e Pós-Graduação; Infraestrutura; Governança e Gestão; Desenvolvimento Profissional e Humano; e Tecnologia da Informação - e que serão trabalhadas a partir de oito eixos norteadores: Sustentabilidade, Inclusão, Diversidade, Equidade, Inovação, Empreendedorismo, Internacionalização e Atratividade. 

Em pronunciamento à comunidade, o reitor Everton Lozano disse que o PEP é uma ferramenta de gestão essencial pois permite analisar demandas e cenários internos e externos e traçar caminhos que conduzam a UTFPR ao desenvolvimento e que reforce a identidade da instituição enquanto Universidade Tecnológica. “Faremos este trabalho como muito diálogo com as nossas diversas instâncias de gestão e, claro, com participação da nossa comunidade acadêmica - servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes. Envolver a maior gama de pessoas nesse planejamento é fundamental para que caminhemos juntos numa mesma direção”, destaca.

A comissão responsável pelo PEP foi instituída no último dia 23 e é composta pelos pró-reitores, titulares das diretorias de gestão e assessores do Gabinete da Reitoria. Ao longo dos próximos dias, a comissão irá disponibilizar o cronograma de execução das etapas do planejamento participativo e o período em que a comunidade poderá contribuir com sugestões.


Reportar erro