Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Representantes da Andifes elegem reitor da UFPA como novo presidente da entidade

Representantes da Andifes elegem reitor da UFPA como novo presidente da entidade

Publicado 8/30/2017, 9:36:44 AM, última modificação 8/30/2017, 9:36:49 AM

No último dia 28 de julho o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, foi eleito para presidir a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Superior de Ensino (Andifes). A chapa eleita é formada pelo presidente Emmanuel Zagury Tourinho (UFPA); pelo 1º vice-presidente José Arimathéia Dantas Lopes (UFPI); pelo 2° vice-presidente José Roberto Soares Scolforo (UFLA); pelo 1° suplente Rui Vicente Oppermann (UFRGS); e pelo 2° suplente Myrian Thereza de Moura Serra (UFMT).

O reitor da UTFPR, professor Luiz Alberto Pilatti, compõe a nova gestão como membro titular do Conselho Fiscal da Instituição, juntamente com os reitores da Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões, e da Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela Silva Coutinho. São suplentes do Conselho os reitores da Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José de Arimatea de Matos; Federal de São Carlos (UFSCar), Wanda Aparecida Machado Hoffmann; e da Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen. 

Dentre as propostas de trabalho da nova Diretoria Executiva da Andifes estão a defesa firme do sistema de universidades públicas federais, de sua autonomia e de sua capacidade de responder às demandas da sociedade; o diálogo com entidades parceiras no meio acadêmico, científico e na sociedade, comprometidas com a educação pública, gratuita e de qualidade; a construção, em conjunto com entidades como Conifes, Andes, Proifes, Fasubra, UNE, ANPG, SBPC e ABC, de estratégias e ações em defesa do sistema de universidades públicas federais, respeitando e preservando o papel de cada uma; a luta pela recriação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovação; e a participação ativa da Andifes na Conferência Regional do Ensino Superior da Unesco, em Córdoba, em junho de 2018, com a apresentação de documento construído pelo conjunto de reitoras e reitores, em defesa da educação superior como direito social.

Andifes

A Andifes foi criada em 23 de maio de 1989, para ser a instituição representante do sistema de universidades públicas federais na interlocução com o governo federal, com o Congresso Nacional e com a sociedade em geral. A Associação reúne 63 universidades federais, localizadas em todos os estados do país, com mais de um milhão de alunos de graduação e pós-graduação; e 45 hospitais universitários.

Com informações da UFPA

Atualizado em 08/08/2017