Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
Aberto prazo para levantamento de necessidades de desenvolvimento

Aberto prazo para levantamento de necessidades de desenvolvimento

Publicado 6/13/2023, 3:31:50 PM, última modificação 6/26/2023, 10:59:47 AM
Chefias têm até 4 de agosto para informar as demandas de suas equipes

Chefias devem conversar com suas equipes antes de preencher a planilha eletrônica (Foto: Freepik)

A UTFPR abriu nesta segunda-feira, 26 de junho, o prazo para levantamento de informações sobre as necessidades de capacitação dos servidores que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas para 2024 (PDP 2024).

Para o recebimento das necessidades de desenvolvimento, foi disponibilizada uma planilha eletrônica que deverá ser preenchida pelas chefias até 04 de agosto. Antes, as chefias devem conversar e ouvir suas equipes para elencar as necessidades prioritárias e estratégicas para o próximo ano.

Podem ser incluídas, por exemplo, as necessidades de cursos de aperfeiçoamento, eventos de formação, cursos de pós-graduação, até mesmo os que não gerem afastamento do servidor, licença capacitação ou redução de carga horária. As demandas informadas devem estar obrigatoriamente alinhadas com o interesse da administração e o planejamento institucional, o cargo do servidor e/ou a função de gestão ocupada e o ambiente organizacional em que o servidor atua.

O processo de levantamento é coordenado pelas Cogerh, nos campi, e pela Sedep, na Reitoria. Caso tenha dúvidas, a chefia deve procurar estas unidades para solicitar orientação.

Sobre o PDP

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é o instrumento que sistematiza o planejamento das ações de desenvolvimento e capacitação para servidores federais. É anual e obrigatório para todas as instituições federais e deve ser submetido à manifestação do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, sempre até 30 de setembro de cada ano.

Conforme determina o Decreto nº 9.991/2019, é obrigatório constar no PDP todas as necessidades de desenvolvimento consideradas como prioritárias, inclusive as relacionadas a cursos, licença para capacitação, ADS-Pós e afastamento para pós-graduação. O PDP deve retratar as necessidades de desenvolvimento que são de interesse institucional, e não apenas individual, consideradas como estratégicas pelas áreas e departamentos para 2024. 

Reportar erro