Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
Cerimonialista da UTFPR assume a Presidência do Forcies

Cerimonialista da UTFPR assume a Presidência do Forcies

Publicado 12/8/2023, 2:43:29 PM, última modificação 12/12/2023, 3:21:08 PM
Gilson Mafuza atua há 23 anos no cerimonial da Universidade

Posse da nova diretoria do Forcies, realizada em Maceió, AL. (Foto: Decom)

O servidor Gilson Eloi Mafuza, da Assessoria de Cerimonial do Gabinete da Reitoria, foi eleito no último dia 30 para a Presidência do Fórum Nacional dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forcies), organização que congrega os profissionais que atuam no cerimonial das universidades brasileiras.

A cerimônia de posse aconteceu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mafuza é servidor da UTFPR desde 1984, atuando há 23 anos diretamente no cerimonial da Universidade.

O servidor comenta que, dentre as ações inéditas a serem colocadas em prática pelo fórum, estão cursos de treinamento, consultorias e, também, sensibilização para que as instituições de ensino tenham o fórum como um órgão consultivo e auxiliar para as questões relacionadas ao cerimonial universitário.  "Assumimos a gestão com muito entusiasmo, motivação e novas ideias, contando com o importante apoio de todo o grupo de associados. E, para a realização do que pretendemos, montamos uma equipe de trabalho envolvendo cerimonialistas de universidades das cinco regiões do país", diz.

A Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial (ABPC) manifestou-se, por meio dos seus canais de comunicação, sobre a escolha de Mafuza para a Presidência do fórum, classificando-a como "uma posição de destaque e responsabilidade". "A escolha [de Gilson Mafuza] reflete o reconhecimento de sua dedicação e competência na área. Gilson Mafuza é uma figura respeitada no meio do cerimonial, conhecido não apenas por sua atuação na ABPC, mas também por sua contribuição ativa para o aprimoramento das práticas cerimoniais em eventos acadêmicos.", destacou a entidade.

O Forcies atua na promoção da integração e troca de experiências entre profissionais de cerimonial ligados às instituições de ensino superior em todo o país. O mandato da nova diretoria será de três anos, indo até 2026.