Editais selecionam doutores e mestres para iniciação científica e tecnológica

Publicado 4/24/2024, 2:36:07 PM, última modificação 4/24/2024, 2:36:19 PM
Pesquisadores da UTFPR devem indicar alunos da graduação ou do Ensino Médio até 17 de maio

Editais visam apoiar estudantes nos trabalhos de iniciação científica e tecnológica (Foto: Decom)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem três editais abertos destinados a doutores e mestres que desejam orientar estudantes de graduação ou Ensino Médio. O prazo para se inscrever é 17 de maio (veja os editais no fim do texto).

O primeiro edital objetiva ofertar bolsas para estudantes na modalidade no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (Pibic-EM) com o intuito de proporcionar contato dos bolsistas com a universidade e as linhas de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico.

Para tanto, o edital seleciona pesquisadores mestres ou doutores, que sejam servidores da UTFPR ou extensionistas, para orientar os bolsistas. O próprio pesquisador deve preencher os dados previstos no edital até 17 de maio. O resultado será divulgado em 27 de maio. O valor da bolsa para os estudantes é de R$ 300 mensais.

Pibit

Também está aberto edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibit), que seleciona pesquisadores doutores para orientação de estudantes de graduação da própria UTFPR ou de outros instituições do Paraná.

A meta, segundo o edital, é “proporcionar aos estudantes, orientação qualificada para o desenvolvimento tecnológico e contribuindo para a formação de profissionais capacitados para pesquisa empírica, voltada para soluções de problemas e/ou melhoria de processo”.

Neste caso, a bolsa para o estudante selecionado é de R$ 700 para jornada de 20 horas semanais. Para orientação serão selecionados pesquisadores doutores, que sejam servidores da UTFPR ou professores convidados com a mesma titulação.

Bolsas afirmativas

Há, ainda, outro edital voltado para bolsas a estudantes que ingressaram no Ensino Superior por meio de cotas. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF).

O documento prevê uma cota de R$ 700 em bolsa para os estudantes indicados pelos professores doutores da UTFPR ou convidados. O prazo para se inscrever vai até 17 de maio e a classificação final será divulgada em 27 de maio.

Mais informações

Os proponentes poderão concorrer a uma cota de bolsa no ciclo 2024-2025 (PIBIC ou PIBIT). Os detalhes estão disponíveis nos editais: