Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
Edital disponibiliza apoio financeiro e bolsas de pós-doutorado a jovens doutores

Edital disponibiliza apoio financeiro e bolsas de pós-doutorado a jovens doutores

Publicado 10/20/2022, 2:06:48 PM, última modificação 10/20/2022, 2:11:53 PM
Inscrições deverão ser feitas por professores da UTFPR até 26 de outubro

Edital concede apoio financeiro e bolsas a pesquisadores que obtiveram o título de doutor entre 2018 e 2022 (Foto: Freepik)

Professores da UTFPR podem submeter projetos para o edital do Programa Institucional de Apoio à Fixação de Jovens Doutores até o dia 26 de outubro. Com recursos disponibilizados pela Fundação Araucária (FA) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa concederá apoio financeiro para execução de projetos de pesquisa e bolsas a pesquisadores que obtiveram o título de doutor entre 2018 e 2022.

Um dos objetivos do edital é fortalecer grupos de pesquisa que apresentem aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação no Paraná (Napis) ou que indiquem adesão a algum dos ecossistemas de inovação, áreas prioritárias ou transversais identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia. As áreas prioritárias são Agricultura & agronegócio, Biotecnologia & saúde, Energias inteligentes, Cidades inteligentes e Educação, sociedade & economia. Já as transversais são Desenvolvimento sustentável e Transformação digital. A aderência das propostas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também será valorizada.

De acordo com o edital, os recursos obtidos deverão financiar itens de custeio e capital relativos a até seis projetos de bolsistas de Pós-Doutorado Junior (PDJ) ou de Pós-Doutorado Empresarial (PDI). No total, será disponibilizado R$ 300 mil, sendo até R$ 50 mil para cada projeto. Além disso, cada proposta selecionada será contemplada com uma bolsa de PDJ ou PDI com duração de 24 meses.

A proposta deverá ser submetida até as 13h do dia 26 de outubro via Sistema de Eletrônico de Informações (SEI) com envio para a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do campus de origem do coordenador do projeto. A análise ficará a cargo da Comissão de Avaliação Institucional do Programa Institucional de Apoio à Fixação de Jovens Doutores da UTFPR e, caso necessário, de avaliadores Ad Hoc.

O processo de seleção acontecerá em duas etapas. A primeira, eliminatória, consistirá na conferência do cumprimento de preceitos e da entrega de documentos previstos no edital. A segunda terá caráter classificatório e envolverá a pontuação de cada proposta. Servirão como indicadores nesta segunda etapa: produção científica entre 2019 e 2021; aderência da equipe (coordenador do projeto e bolsista jovem doutor) à proposta; relevância da proposta e qualificação científica da equipe; impactos no desenvolvimento das atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico associadas à infraestrutura a ser beneficiada pela proposta; e potencial de inovação.

A divulgação dos projetos a serem contratados será feita até o dia 12 de dezembro, a partir de quando poderá ser iniciado o processo de contratação.

Reportar erro