Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
Extensionistas da UTFPR podem propor projetos para atender demandas da RMC

Extensionistas da UTFPR podem propor projetos para atender demandas da RMC

Publicado 4/27/2023, 2:17:25 PM, última modificação 4/27/2023, 2:32:33 PM
Acordo de cooperação entre a Universidade e a Assomec permite ação extensionista na Região Metropolitana de Curitiba (RMC)

São ao todo 28 municípios com demandas nas áreas de meio ambiente, turismo, agricultura e infraestrutura (Foto: Prefeitura de Fazenda Rio Grande)

Coordenadores extensionistas da UTFPR podem propor projetos ou programas de extensão para solucionar demandas dos municípios participantes do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole). A atuação é possível por causa do acordo de cooperação firmado entre a Universidade e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).

Não há seleção nem pré-requisito para propor uma ação de extensão. Basta que o coordenador extensionista interessado entre em contato com a Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec) pelos e-mails dirext@utfpr.edu.br ou prorec.adj@utfpr.edu.br para que seja realizada a intermediação com os membros do Pró-Metrópole. Inicialmente não há fomento específico, podendo este ser negociado via convênio com os municípios atendidos.

São ao todo 28 municípios com demandas: 12 do Núcleo Territorial Central (Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais); sete do Núcleo Territorial Norte (Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná) e nove do Núcleo Territorial Sul (Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul). Os campos de atuação são diversos, sendo que as demandas são principalmente das áreas de infraestrutura, turismo, meio ambiente e agricultura.

Pró-Metrópole

O programa Pró-Metrópole é uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento socioeconômico dos 29 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba, por meio de um processo participativo incentivando na região a cooperação entre os atores públicos e privados para o planejamento e implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada. O programa propõe intervenções que sejam capazes de promover o desenvolvimento de forma estruturada e duradoura, melhorando assim a economia dos municípios e a qualidade de vida da população.