Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
Novos cursos e programas de pós-graduação podem ser propostos até 03 de julho

Novos cursos e programas de pós-graduação podem ser propostos até 03 de julho

Publicado 2/14/2023, 3:58:17 PM, última modificação 2/14/2023, 4:12:35 PM
Em instrução normativa, PROPPG estabelece calendário para apresentação de propostas

Coordenador do PPG deve enviar proposta via SEI até 03 de julho (Foto: Freepik)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) publicou o calendário para a proposição de novos cursos ou programas de pós-graduação stricto sensu nesta segunda-feira (13). A Instrução Normativa PROPPG nº 2/2023 dispõe ainda sobre os procedimentos para apresentação das propostas durante o ano de 2023.

Segundo a IN, o coordenador do PPG deve enviar a proposta à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) de seu respectivo campus até 03 de julho. Estes envios serão feitos via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com o processo do tipo “Pós-Graduação: Abertura ou ajuste de curso (Stricto Sensu)”. A IN estipula ainda quais documentos deverão ser anexados.

Além dos documentos necessários, deverá ser incluído ao processo pela DIRPPG um ofício de anuência da proposta, com assinatura do diretor-geral do campus.

A proposta de abertura de novos cursos de pós-graduação stricto sensu deve atender aos critérios da área de avaliação da Capes na qual o curso será enquadrado. Tais critérios podem ser encontrados na página da área de avaliação, em seu documento orientador de análise de propostas de cursos novos (APCN).

A PROPPG tem até 08 de agosto para emitir o parecer parcial da proposta e o prazo para revisão e adequações pelo proponente vai de 09 a 27 de agosto. Em seguida, será realizado o envio da proposta com adequações à PROPPG até 28 de agosto.

Outro prazo importante é a emissão de parecer de recomendação final da PROPPG, que deverá acontecer até 06 de setembro. Só com este parecer é que a proposta poderá ser encaminhada ao Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (COPPG), com submissão até 12 de setembro.

O COPPG tem até 05 de outubro para analisar as propostas recebidas, indicando as adequações a serem feitas. Por sua vez, os PPGs terão até 23 de outubro para adequar as propostas conforme os relatos do COPPG, sendo que a análise dos relatores desta versão e a emissão do parecer de recomendação se darão até 01 de novembro. Finalmente, até o dia 15 de novembro ocorrerá a chancela da PROPPG.

Mais informações podem ser encontradas na IN nº 2/2023.

Reportar erro