Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
Pesquisadores aposentados podem se candidatar ao edital de Bolsa-Sênior

Pesquisadores aposentados podem se candidatar ao edital de Bolsa-Sênior

Publicado 10/6/2023, 10:23:27 AM, última modificação 10/6/2023, 10:27:05 AM
Ao todo serão 10 vagas, sendo duas para cada Núcleo Regional no âmbito da UTFPR

Foto: Freepik

Pesquisadores aposentados podem se inscrever até o dia 01 de novembro para o Programa Bolsa-Sênior com recursos disponibilizados pela Chamada Pública 07/2023 da Fundação Araucária. O objetivo é apoiar pesquisadores aposentados cuja atividade científica, tecnológica ou de inovação apresente aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou que mantenham proximidade a algum dos ecossistemas de inovação das áreas transversais e prioritárias identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT), como Agricultura & Agronegócio; Biotecnologia & Saúde; Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes; Educação, Sociedade & Economia.

Para se candidatar, as inscrições devem ser enviadas através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com o processo: “Pós-Graduação: Gerenciamento de Bolsa (Stricto Sensu) - Demais Bolsas”. O documento deve ser criado no Programa de Pós-Graduação e enviado para unidade “PROPPG”, via Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Dirppg).

Os pesquisadores devem possuir o título de doutor ou perfil científico equivalente, ser docente aposentado enquadrado no Regulamento do Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista na UTFPR, desenvolver pesquisa que esteja em sintonia com o objetivo do Programa Bolsa-Sênior, estar atuante em programas de pós-graduação stricto sensu e/ou no desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e inovação e atuar como orientador em pesquisas vinculadas ao mestrado ou doutorado, não acumular bolsa de nenhuma natureza após iniciar as atividades relativas a esta chamada.

Ao todo serão 10 vagas, sendo duas para cada Núcleo Regional no âmbito da UTFPR (Centro: Campo Mourão, Guarapuava e Ponta Grossa; Leste: Curitiba; Norte: Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina; Oeste: Medianeira, Santa Helena e Toledo; Sudoeste: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco).

Será disponibilizado o valor de R$ 900 mil, concedido pela Fundação Araucária e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e o valor mensal da bolsa será de R$ 1.875, com vigência de até 48 meses. O resultado preliminar será divulgado no dia 14 de novembro.

Outros requisitos necessários e demais informações estão disponíveis no edital de seleção.