Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
Publicadas orientações para reconhecimento de diplomas estrangeiros

Publicadas orientações para reconhecimento de diplomas estrangeiros

Publicado 3/17/2023, 9:16:10 AM, última modificação 3/17/2023, 9:16:57 AM
O processo deve ser feito através da Plataforma Carolina Bori

Foto: Freepik

Foram publicadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) as normas e procedimentos para o ano de 2023 referente aos processos de reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior.

O processo de reconhecimento de diploma deverá ser orientado e coordenado pelo fluxo de tramitação estabelecido no Portal Carolina Bori, de responsabilidade do Ministério da Educação (Mec).

Será reconhecido o diploma de mesmo nível e área congênere ou equivalente aos cursos de pós-graduação stricto sensu da UTFPR, atendendo a capacidade fixada para cada curso e disponibilizada na Plataforma Carolina Bori, no momento da efetivação do pedido de reconhecimento.

Os processos serão de fluxo contínuo e deverão respeitar o período letivo e os recessos estabelecidos no calendário acadêmico da instituição.

Para a apresentação do pedido e abertura do processo na plataforma, o requerente deverá assinar termo de aceitação de condições e compromissos, o qual incluirá declaração de autenticidade dos documentos apresentados.

A análise dos pedidos de reconhecimento será efetuada pela UTFPR por meio de uma comissão própria, designada como Comissão de Avaliação.

Outras informações estão disponíveis no edital deste processo.