Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
UTFPR lança programa de desenvolvimento para cursos de pós-graduação

UTFPR lança programa de desenvolvimento para cursos de pós-graduação

Publicado 4/29/2020, 4:48:20 PM, última modificação 10/31/2022, 9:56:13 AM

A UTFPR publicou nesta terça-feira (28) a Instrução Normativa 01/2020 que institui as Ações de Desenvolvimento em Serviço para Pós-Graduação Stricto Sensu (ADS-Pós), destinado à capacitação dos servidores da Universidade em cursos de mestrado e doutorado.

Participação em programas de pós será considerada como ação de desenvolvimento em serviço (Imagem: Freepik)

O documento da Reitoria estabelece que a participação de servidores em programas de pós-graduação de forma concomitante ao exercício de jornada semanal de trabalho é considerada ação de desenvolvimento em serviço. Dessa forma, o servidor poderá pleitear a utilização de até 50% de sua carga horária semanal de trabalho, sem necessidade de compensação, para a participação em programa de pós-graduação stricto sensu no qual esteja regularmente matriculado.

"Anteriormente, tínhamos uma política de afastamento parcial para que nossos servidores pudessem fazer cursos de mestrado e doutorado. No entanto, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal alterou os critérios que tínhamos e, por isso, nos empenhamos muito na construção do ADS-Pós, um programa ainda mais completo e que, certamente, trará significativos ganhos para os servidores e, principalmente, para a UTFPR. Afinal, a construção de uma universidade de excelência passa essencialmente por um corpo de servidores altamente qualificado", comenta o reitor Luiz Alberto Pilatti.

Para participada do ADS-Pós, o servidor deve ser titular de cargo efetivo na UTFPR e ter sido aprovado em estágio probatório. A necessidade de desenvolvimento deverá estar no Plano de Desenvolvimento de Pessoas e o projeto de pesquisa, alinhada às atribuições do cargo, função ou unidade de exercício. Os prazos máximos para realização da ADS-Pós correspondem a 24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado.

Reportar erro