Ciência em áudio é o "Cafeína Compilada" de alunos de Campo Mourão
Um estudante do Câmpus Campo Mourão teve a ideia de criar um podcast em áudio para divulgar ciência, com foco na Computação. O projeto teve início com o aluno de Ciência da Computação, Giorgio Braz, durante suas férias. “Nas férias de julho de 2017, sem muita pretensão, comentei com uma amiga sobre uma ideia que tive. Ela gostou do insight e me encorajou a falar com um professor. Depois de colocar no papel, mandei um e-mail a ele que foi respondido com mais rapidez do que eu esperava e, para minha alegria, depois de trocarmos mais alguns e-mails naquele dia, meu professor marcou de falar pessoalmente comigo no início do semestre”, relata o estudante.
O professor é o orientador do projeto é André Luis Satoshi Kawamoto. Um mês após a conversa com o professor Kawamoto, o projeto Cafeína Compilada já tinha equipe, local e equipamentos para que saísse do papel.
“Hoje, nosso podcast abrange uma área de temas não só de computação, mas sim do social em si, como algoritmos, empreendedorismo, mulheres na computação, livros, museus e arqueologia, produtividade, entre outros”
O podcast trata de assuntos da Computação, com a aplicação dela nos mais diversos contextos e de uma forma descontraída. O sucesso foi tanto que, atualmente, consegue tratar de outros assuntos também.
“Hoje, nosso podcast abrange uma área de temas não só de computação, mas sim do social em si, como Algoritmos, Empreendedorismo, Mulheres na Computação, Livros, Museus e Arqueologia, Produtividade, entre outros”, explica um dos integrantes da equipe, o aluno Michel Gomes de Souza.
Os episódios são lançados a cada duas semanas, sempre às segundas-feiras. Estão participando seis alunos do curso de Ciência da Computação: além de Michel de Souza; Darlan Felipe Sousa Andrade; Henrique Souza Marcuzzo; Marriely Chrystina Martines; Juan Felipe Da Silva Rangel; e Cláudia Lázara Poiet Sampedro.
Os episódios podem ser acessado no SoundCloud, ou através da página do Cafeína Compilada no Facebook. De novembro de 2017 até agora, mais de 3,9 mil visualizações foram registradas e mais de 30 episódios lançados.