Tamo Junto
Inscrições abertas para as bolsas de auxílio estudantil

Publicado 2/28/2024, 12:04:46 PM, última modificação 3/5/2024, 8:43:30 AM
Edital conta com nova modalidade de bolsa para apoiar estudantes que são pais, o Auxílio Infância.

Estudantes fazem solicitação pelo Portal do Aluno

Está aberto o período de inscrições para as bolsas do programa de Auxílio Estudantil da UTFPR, que tem como objetivo apoiar com recursos financeiros estudantes a partir critérios de vulnerabilidades sociais, econômicas e de saúde do grupo familiar. Entre os destaques desta edição do edital, está a implementação de uma nova modalidade de bolsa: o Auxílio Infância.

Neste primeiro momento, as inscrições estão abertas para os estudantes veteranos com matrícula regular - período que segue até o próximo dia 8 de março. Calouros e vetereanos com matrícula trancada ou estudantes transferidos devem poderão realizar a inscrição a partir do dia 18 de março.

Com a nova modalidade de bolsa, o programa passa a oferecer quatro opções de auxílio: Básico (R$ 250), Moradia (R$ 350), Alimentação (com opções de crédito para o almoço e/ou jantar no Restaurante Universitário) e o Infância (R$ 250), para apoiar estudantes que são pais de crianças de zero a seis anos, classificados também segundo os critérios de vulnerabilidade estabelecidos no edital.

Segundo o assessor de Assuntos Estudantis da UTFPR, Weslei Amâncio, a criação da nova modalidade de auxílio reforça o compromisso da Universidade com o apoio aos estudantes. "A prioridade de investimento e a busca constante no aperfeiçoamento dos auxílios estudantis corresponde ao entendimento de que [as bolsas] possuem importância central para milhares de estudantes permanecer e se desenvolver academicamente em condições qualificadas. Assim, esse auxílio [Infância] leva a um outro patamar o compromisso institucional de atuar na promoção da justiça social, educacional e de gênero, com especial proteção à infância", destaca.

Inscrições

O Auxílio Estudantil é destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, educação profisional de nível médio e pós-graduação stricto sensu da UTFPR. Para participar do processo de seleção, o estudante deve realizar a inscrição diretamente no Portal do Aluno, conforme as datas abaixo:

• Veteranos (matrícula regular até a data de inscrição estabelecida): até 8 de março.
  • Veteranos (matrícula trancada e transferidos): 18 a 28 de março.
  • Calouros (ingressantes e com matrícula regular no primeiro semestre letivo 2024): 18 a 28 de março.

Mais informações podem ser obtidas no edital do Auxílio Estudantil, na página do seletivo e no tutorial com o passo a passo para a inscrição.

Reportar erro