Tamo Junto
Concurso Audiovisual da Andifes anuncia vencedores

Publicado 8/5/2020, 5:05:46 PM, última modificação 10/31/2022, 10:06:50 AM

No último dia 30, a Andifes anunciou os alunos Ingrid Henriques (UFRJ), Lara Santana (Ufes) e Paulo Medeiros (UFRN) como os vencedores de seu 1º Concurso Audiovisual.

O concurso foi aberto aos estudantes de todas as instituições associadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Para participar, os alunos deveriam produzir vídeos com cerca de um minuto dentro do tema “Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade: Patrimônio do Povo Brasileiro”.

A ideia era elaborar conteúdos audiovisuais para valorizar o ensino público superior brasileiro por meio de perspectivas inovadoras. E foi exatamente isso que os alunos desenvolveram em seus vídeos-minuto.

A estudante Ingrid Guimarães, que levou o primeiro lugar, inicia seu vídeo citando nomes de alunos em formação nas diversas áreas de graduação. A aluna ressalta o ensino público, gratuito e de qualidade das universidades como fator determinante para possibilitar o acesso ao conhecimento a todos. Ilustrando com montagens de rostos de diferentes pessoas, o vídeo celebra a pluralidade como uma das principais características da universidade pública, que reflete a realidade social do país.

Já a aluna Lara Santana, da Ufes, usou seu vídeo para fazer um relato pessoal e explicar seu vínculo com a universidade. Ela conta que, desde criança, sempre pensou na universidade pública como um lugar onde ela pertencia. Mas foi só quando ela se tornou aluna da instituição que ela entendeu o motivo: aquele lugar era, em vários sentidos, dela e de todos os outros lá dentro.

Legal, não é mesmo? A aluna conseguiu a segunda colocação com sua narrativa.

A produção audiovisual que conquistou o terceiro lugar é a do estudante Paulo Medeiros. Seu vídeo mostra uma aluna contando que também sempre sonhou em ingressar em uma instituição pública, mas que, ao chegar lá, passou a perceber diversas críticas feitas ao ambiente universitário. A estudante compartilha então diversos dados e qualidades do lugar onde estuda, explicando a importância da universidade pública como espaço livre para debater, questionar e se aprofundar nos assuntos que movem a sociedade.

E aí, rolou uma identificação com alguma dessas produções? Se você ficou curioso para conferir os vídeos dos vencedores e todos os demais que fizeram parte do concurso, é só acessar essa playlist do canal da Andifes.

Reportar erro