Estudantes da UTFPR conquistam pódio na Shell Eco Marathon 2024
Alunos da UTFPR conquistaram prêmios na Shell Eco Marathon 2024, entre 28 e 30 de agosto, no Rio de Janeiro. Mais de 40 equipes apresentaram protótipos de veículos, com alta eficiência energética, para fazer 10 voltas na pista da competição.
O time Green E-Car do Campus Medianeira conquistou o 1º lugar em “Conceito Urbano - Bateria Elétrica”, com direito a um troféu e o valor de $ 1.500. Com a marca de 25km/kWh, o projeto atingiu o menor consumo de energia elétrica do torneio. O trabalho foi desenvolvido por 11 alunos, com a orientação dos professores Alberto Miyadaira, Marcos Fischborn e Ivair Marchetti.
Em 2023, não houve vencedores na modalidade. Dessa forma, a Green E-Car se superou e se tornou a primeira campeã desta categoria na história do evento. “No ano passado, fomos os primeiros a passar na inspeção na América Latina, porém nosso motor queimou e não conseguimos finalizar as voltas. Mas, neste ano, conseguimos completar o percurso”, detalha um dos membros, Felipe Chieregato.
A Pato a Jato do Campus Pato Branco obteve o 2º lugar em “Combustão Interna de Protótipos”. Ao atingir 509 km/l, recebeu o prêmio de $ 1.000, com o menor gasto de combustível e de energia elétrica combinados. Além disso, a equipe foi premiada com o valor de $ 750 pela 2ª colocação no “Off-Track Safety Award”, modalidade reconhece as equipes com maior adesão aos protocolos de segurança.
Com isso, a Pato a Jato é tetracampeã brasileira e duas vezes vice-campeã na edição Américas. Hoje, são 17 estudantes que trabalham no projeto, sob a orientação de Luiz Carlos Martinelli Júnior. Agora a equipe se prepara para os próximos planos, “pretendemos aprimorar nosso protótipo e desenvolver novas tecnologias para a etapa 2025 que começará em Indianápolis-EUA, no começo de abril de 2025” comenta um dos integrantes Victor Soares.
Também na modalidade de “Combustão Interna de Protótipos”, a Pé Vermelho, do Campus Medianeira , conquistou o 3º lugar e o valor de $ 500, ao alcançar 194 km/l. O time já subiu ao pódio nas edições de 2016, 2019 e 2022, ficando em primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. O grupo é composto por 20 alunos, com a orientação do docente Renato Pompeu e do técnico Daniel Dal Pozzo.
A UTFPR ofereceu auxílio para transporte e para cobrir os custos com alimentação dos estudantes das três equipes, durante os dias de competição. “Todos os anos contamos com ajuda (da Universidade) para o transporte da nossa equipe, ferramentas e do nosso protótipo”, disse a integrante Angela Figueiredo da Pé Vermelho.
Foto: Shell