Estudantes da UTFPR vencem Ideathon do Hub Inovemm

Estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conquistaram o 1º lugar no Ideathon Eletro-metalmecânico do Hub Inovemm 2025, em Londrina . O evento reuniu 11 equipes para a geração de propostas inovadoras alinhadas às áreas de produtividade, de cadeia de suprimentos e Ambiental, Social e de Governança (ESG).
O Campus Cornélio Procópio foi representado por Thayssa Leme, de Engenharia de Controle e Automação, e Miguel Simões, de Engenharia de Software, que trabalharam junto a três alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Unifil. Segundo a graduanda, a ideia começou mais abrangente com a proposição de um sistema completo de análise de máquinas industriais. Depois, eles optaram por simplificar a solução para facilitar sua validação e apresentação. No processo de criação, o maior desafio foi garantir a acessibilidade e a viabilidade econômica para o cliente. “Sabíamos que um alto investimento inicial em hardware, como sensores caros e complexos, não seria adotado pelo nosso público. A grande questão era: como entregar uma inteligência sem gerar um custo proibitivo?”, comenta.
Então, o time decidiu criar um modelo em que o técnico eletricista parceiro poderia realizar captar dados periodicamente para alimentar o sistema. A tecnologia Voltmind criada consiste em uma plataforma digital do tipo SaaS (Software como Serviço) que aplica Inteligência Artificial (IA) para o monitoramento e análise em tempo real do consumo de energia elétrica em pequenas e médias empresas do setor eletro-metalmecânico. Com isso, é possível coletar e analisar os dados e visualizar as informações estratégicas em dashboards, interfaces visuais que facilitam a leitura e compreensão.
Entre os benefícios para os clientes, Thayssa aponta: a redução de gastos, por meio da detecção de desperdícios; o controle total do consumo; a otimização da produtividade; a visão preditiva para antecipar problemas; e o apoio à sustentabilidade com geração de relatórios para metas ESG.
O grupo recebeu o prêmio no valor de R$ 2 mil e o direto à participação no Programa da Hub Inovemm para desenvolver e amadurecer o projeto para aplicação no mercado. “A sensação de ouvir o nome da VoltMind como vencedora foi indescritível, misturando choque, alegria e gratidão. O reconhecimento no evento confirmou que todo o esforço valeu a pena, e o suporte da UTFPR foi fundamental para esse sucesso, indicando que estamos no caminho certo”, explica.