Inscrições prorrogadas para reopção, transferência e aproveitamento
Se você tem interesse em realizar a reopção, transferência ou aproveitamento aqui na UTFPR, atenção!
As inscrições para o processo seletivo foram estendidas até 31 de maio. Para se inscrever, basta enviar uma solicitação pela Ficha de Inscrição on-line, na página do processo seletivo.
As condições para participar seguem as mesmas; podem se inscrever alunos matriculados em cursos da graduação (cursando ou em trancamento), egressos, e aqueles com o diploma revalidado em instituições de ensino superior no Brasil. Cada estudante interessado deve também conhecer bem o processo seletivo, já que existem algumas diferenças na hora de solicitar uma das três opções de procedimento.
Para quem já é aluno da UTFPR e deseja solicitar a reopção de curso, é possível fazer a inscrição sem o upload de arquivos, e de acordo com a disponibilidade das vagas internas no Anexo I do edital.
Já para os alunos de fora e egressos interessados na Transferência ou Reaproveitamento, é preciso preencher o formulário digital e fazer o upload do histórico escolar, ementas de disciplinas cursadas (se houver) e declaração para pedido de convalidação. Além disso, esses estudantes devem enviar comprovante de matrícula e os egressos devem apresentar o diploma ou o certificado de conclusão. Para esses candidatos, o curso de origem deve ter autorização pelo Ministério da Educação (MEC), nos casos de transferência, e reconhecimento, nas situações de aproveitamento.
E claro, é necessário ficar atento aos pré-requisitos listados no edital. Para os interessados em realizar reopção ou transferência, é necessário estar matriculado no curso de origem e obter aproveitamento de, pelo menos, o número de horas solicitadas em disciplinas do curso desejado. O mínimo de horas aproveitadas também deve ser observado pelos egressos. A relação completa de horas requeridas pode ser conferida no Anexo I do edital.
O resultado prévio será publicado no dia 23 de junho. Para mais informações, confira a página de Reopção, Transferência e Aproveitamento da UTFPR.